Aqui fica a notícia ma íntegra, em português do Brasil.
Obrigada Marco, é com muito agrado que recebo notícias vossas.
II CAMPANHA ALAGOAS DE OLHO NO LITORAL
A ONG ATA – Amigos da Terra e da Água e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas –SEEE-AL, através da Gerencia de Educação Ambiental, já iniciaram as atividades da II Campanha Alagoas de Olho no Litoral 2010. No dia 12/05/2010 foi realizado o Seminário Preparatório da Campanha para os municípios da região Litoral Centro, no auditório da Prefeitura de Marechal Deodoro, com a participação de representantes dos municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maceió, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel.
Na próxima semana dando continuidade as atividades preparatórias da Campanha serão realizadas mais dois seminários:
Litoral Sul
Local: Auditório da Prefeitura de Piaçabuçu, Centro, Piaçabuçu – AL
Data: 18/05/2010
Municípios Participantes: Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Jequiá da Praia e Roteiro.
Litoral Norte
Local: Auditório da Universidade Aberta de Maragogi – UAB, Centro, Piaçabuçu – AL
Data: 19/05/2010
Horário: das 8:00 hs às 13:00 hs
Municípios: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe
Público Alvo: Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, Escolas da Rede Pública Federal, Estadual e Municipal, Ong’s e representantes da sociedade civil.
A campanha tem o apoio da SEMARH, IMA-AL, IBAMA, UFAL, AMA. Prefeituras dos municípios participantes e da iniciativa privada.
Utilizando a experiência de mais de 20 anos dos países da Europa com as Campanhas Coastwatch, Alagoas adaptou essa metodologia educacional que desperta os participantes, a mudarem sua forma de ver o ambiente litorâneo, com um olhar mais apurado, observando a real situação que se encontra o ambiente costeiro.
Usando um mapa georeferenciado durante o percurso de 1 km feito por cada equipe de no máximo 20 voluntários, um questionário é preenchido contendo informações sobre a caracterização do tipo de costa, a urbanização da costa, o uso do solo, a acessibilidade das praias, a caracterização das descargas líquidas no mar, identificação da flora e da fauna existentes, identificação e quantificação do lixo encontrado, a percepção de riscos de degradação ambiental tais como erosão costeira, extração de inertes e pedra da qualidade ambiental.
A campanha será realizada dentro das ações da Semana Integrada do Meio Ambiente de 2010 com a seguinte programação:
Dia 31/05/2010 – Seminário Governo e Sociedade de Olho no Litoral
Local: Auditório da Secretaria Estadual de Educação e do Esporte
Programação: Divulgação do Relatório da Campanha de 2009 e entrega do
Prêmio “Amigo do Litoral”
Horário: das 15:00 hs às 18:00 hs
Dia 01/06/2010 – Campanha nos municípios do Litoral Sul
Horário: das 8:00 hs às 12:00 hs
Dia 02/06/2010 – Campanha nos municípios do Litoral Centro
Horário: das 8:00 hs às 12:00 hs
Dia 04/06/2010 – Campanha nos municípios do Litoral Norte
Horário: das 8:00 às 12:00 hs
O resultado da Campanha será divulgado oficialmente no 1º dia da Semana do Meio Ambiente de 2011 e será divulgado à população através do Relatório da Campanha de 2010, com um diagnóstico de como se encontra o litoral de Alagoas.
II CAMPANHA ALAGOAS DE OLHO NO LITORAL(COASTWATCH) 2010
TEMA: “Vamos preservar as riquezas naturais das nossas praias. Nosso litoral depende de nós”.
Realização: SEEE– secretaria de estado de educação e do esporte
ONG ATA – amigos da terra e da água
Apoio: SEMARH – secretaria de estado do meio ambiente e recursos hídricos
IMA – instituto do meio ambiente de alagoas
IBAMA – instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis - alagoas
UFAL – universidade federal de alagoas
AMA – associação dos municípios de alagoanos
prefeituras participantes
Municípios abrangidos pela campanha:
Penedo/Piaçabuçu/Feliz Deserto/Coruripe/Jequiá da Praia/Roteiro/Barra de São Miguel/Marechal Deodoro/ Maceió/ Paripueira/Parra de Santo Antonio/Passo do Camaragipe/São Miguel dos milagres/Porto Calvo/ Porto de Pedras /Japaratinga/ Maragogi.
programação da campanha:
- dia 01/06/2010 – realização da campanha nos municípios litorâneos da região sul.
- dia 02/06/2010 – realização da campanha nos municípios litorâneos da grande
maceió.
- dia 04/06/2010 – realização da campanha nos municípios litorâneos da região
norte.
público alvo : alunos da rede pública federal, estadual, e municipal, ong’s e representantes da sociedade civil interessados na preservação do litoral.
Objectivo
da campanha:A campanha tem uma metodologia que disperta os participantes, a mudarem sua forma de ver o ambiente litorâneo, com um olhar mais apurado observando a real situação que se encontra o ambiente costeiro.
Usando um mapa georeferenciado durante o percurso de 1 kilometro feito por cada equipe de no máximo 10 voluntários, será prenchido um questionário contendo informações sobre a carcterização do tipo de costa, a urbanização da costa, o uso do solo, a assesiblidade das praias, a carcterização das descargas líquidas no mar, identificação da flora e da fauna existentes, identificação e quantificação do lixo encontrado, e a percepção de riscos de degradação ambiental tais como erosão costeira, extração de inertes e perda da qualidade ambiental.
o resultado da campanha será divulgado oficialmente à população em abril de 2011 através do relatório da campanha de 2009, com um dignóstico de como se encontra o litoral de alagoas.
é preciso ação para educar e conscientizar a população de forma prática a cuidar e conservar o meio ambiente litorâneo. o coastwatch é o exemplo vivo disso.