Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Coastwatch Quiaios



1. Introdução
O GEOTA- Grupo de estudos de Ordenamento do Território e Ambiente – é uma associação de defesa do ambiente de carácter nacional, que se constituiu em 1986.
 Um dos muitos projectos que o GEOTA detém na érea do ambiente ó o Coastwatch. O Coastwatch Europe é um projecto de âmbito europeu que visa a caracterização ambiental da faixa costeira. Baseia-se nos resultados obtidos a partir do preenchimento de um questionário para cada unidade de 500 metros de faixa litoral. Designada por campanha Coastwatch, esta motorização ( observação e recolha de dados ) ocorre um pouco por toda a costa portuguesa, em consonância com os restantes países europeus aderentes ao projecto.
Desde o início da existência do Projecto Coastwatch em Portugal, a participação das escolas tem sido muito significativa, sendo estas que asseguram grande parte do trabalho de campo.
Os alunos do 6º A do  Colégio de Quiaios não quiseram perder a oportunidade, uma vez mais, de colaborar na recolha destes dados.

2. População Envolvida

Professores
Alunos
Ano/Turma
Anabela Santos
Alexandre Dias
6ºA
João Mourão
Alexandre Deus
6ºA
Paulo Duro
André Rocha
6ºA
Pedro Bento
André Prata
6ºA

Bruno Teixeira
6ºA

David Santos
6ºA

Diana Gonçalves
6ºA

Eva Dantas
6ºA

Eva Freitas
6ºA

Inês Simões
6ºA

Jéssica Pereira
6ºA

João Santos
6ºA

Luís Fernandes
6ºA

Mafalda Dias
6ºA

Maria Beatriz
6ºA

Maria Inês
6ºA

Simão Silva
6ºA

Steve Pereira
6ºA

Tiago Correia
6ºA

Daniel Loureiro
6ºA

3. Actividade/Metodologia

No dia 22 de Abril, às 10:30 horas, partiram num autocarro rumo à Praia de Quiaios. Constituíram-se 4 equipas de monitorização, acompanhados por um professor, e cada equipa percorreu cerca de 500 metros de costa, recolhendo dados para o preenchimento do questionário fornecido pelo GEOTA, observando as espécies animais e vegetais que abundam na praia. Os resultados obtidos serão entregues à Câmara Municipal da Figueira da Foz. Ao todo participaram nesta iniciativa 20 alunos e 4 professores.
4. Avaliação

Objectivo da Actividade
Cumprimento do Objectivo
Cumprido
Não Cumprido
Importância e pertinência da actividade
X


Reduzido               Satisfatório                  Elevado X