Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Seminário Coastwatch: Dia 30 de Abril...


De 30 de Abril a 2 de Maio realizou-se o Seminário de Apresentação de Dados da 19ª Campanha Coastwatch: Um Olhar sobre a biodiversidade.
Antes de proceder à publicação de comunicações, relatos de grupos de trabalho e saídas de campo, enquanto Coordenadora Nacional quero agradecer a todos os que permitram que este seminário se realizasse porque a organização deste seminário foi um desafio que se manifestou num percurso difícil mas compensador.
Assim, quero agradecer:
Ao Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Miguel Albuquerque e à Vereadora Drª Rubina Leal;
Ao Sr. Reitor Professor Doutor José Castanheira da Costa e à Dr.ª Teresa Dias.
À Dr.ª Iolanda Lucas directora do Centro de Educação Ambiental e em especial à sua equipa: Carla Abreu, Cátia Freitas, Alexandre Luz, Nancy Policarpo, Fernanda Barros e todo o restante pessoal que faz parte do Centro de Educação.
Os meus agradecimentos de uma forma muito carinhosa ao Eugénio Santos, que esteve sempre pronto a fazer, melhorar, modificar, tudo o que foi preciso ao nível de designer.
Ao Dr. Manuel Biscoito, à Dr.ª Mafalda Freitas e ao Dr. Ricardo Araújo da Estação de Biologia Marinha;
A todos os oradores, moderadores, dinamizadores de workshops e Guias de percursos, que se prontificaram a colaborar no evento enriquecendo-o e tornando-o possível;
Não posso deixar de agradecer a todos os participantes no evento, alguns acompanham-me há muito tempo, tornaram-se amigos e disponíveis para ajudar; outros quiseram ajudar recomendando amigos...E, há aqueles que são amigos de longa data, dos tempos da faculdade e também estiveram presentes só para nos dizer "estamos aqui"
À minha querida amiga Teresa que terminou as suas férias no Dubai mais cedo para estar comigo, “porque achou que este não era um dia para eu estar sozinha…”;
À Adelaide Ferreira e ao Francisco Andrade que para além de oradores se tornaram amigos, sempre dispostos a apoiar em qualquer momento;
Quero assim, demosntar a minha gratidão a todos os que estiveram e aos que gostariam de ter estado, aos que apoiaram aqui e à distância. E, se me esqueci de alguém, as minhas desculpas e o meu muito obrigada também;
Com efeito este foi um seminário sem apoios financeiros mas muito apoiado pela amizade... lembrei-me:
“Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade”
A todos, o meu mais sincero obrigada.
Bem Hajam!
O 1º Painel "Partilhar experiências..."O 2º Painel "Contributos das Instituições na Preservação da Biodiversidade"
O 3º Painel "Que futuro para a Biodiversidade?"A assistência...


coastwatch-coord-nacional

Biodiversidade Francisco Andrade

CW-Amigos-Açores










CW-G.Zarco










CW-Museu-M.Biscoito












SPNM Papel na manutenção da Biodiversidade










Coast Watch CEA Funchal IolandaLucas








Coast Watch CEA Funchal IolandaLucas jasmim