Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sábado, 6 de junho de 2009

Mutirão de limpeza no Rio Potengi

Imagem daqui

O conteúdo deste post é da responsabilidade da sua autora: Marta Fernandes Melchiors

Texto enviado por Rosimeire Dantas
ONG NAVIMA realiza mutirão de limpeza no Rio Potengi
No próximo domingo, dia 31 de maio, Semana do Meio Ambiente 2009, a Organização Não Governamental - NAVIMA (Nature Viva Mangue) - realizará um mutirão de limpeza no Rio Potengi, denominado “Mutirão Garça Azul”, para chamar a atenção da população para a necessidade de despoluir esse importante Rio do RN.
A presidente da NAVIMA, a bióloga Rosimeire Dantas, representantes da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Colônia dos Pescadores de Macaíba, vão partir às 8h da Ponte de Macaíba, para percorrer o Rio Potengi até à boca da barra.
“O objetivo do ato é conscientizar os cidadãos quanto à importância de preservar o Rio Potengi que está ameaçado de morrer, devido à grande quantidade de lixo despejado todos os dias”, explicou a bióloga Rosimeire Dantas. “É também uma forma de sensibilizar a população para não jogar lixo no Rio, que prejudica moradores e pescadores. Esse Rio é o mais importante do RN, mais rico em biodiversidade e que sustenta grande parte das colônias de pescadores do estado”, completou.
O nome “Mutirão Garça Azul” é uma referência à ave símbolo da NAVIMA, entidade que foi criada há dois anos e que desde então luta para despoluir o Rio Potengi. Mais informações sobre a ONG NAVIMA acesse o site: http://www.navima.org/
Obs.: A bióloga Rosimeire Dantas é a coordenadora do plantio de reflorestamento da Mata Atlântica da Base Aérea de Natal (BANT). Este trabalho da Assessoria de Imprensa da BANT para a NAVIMA é voluntário.
Assessoria de Imprensa da BANT
Marta Fernandes Melchiors
(Suboficial/ Jornalista)
Fones: 4008-7513 / 9963-9000