Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Coastwatch - Gê-Questa

Gê-Questa- Associação de Defesa do Ambiente
Coastwatch 2009/2010 – Ilha Terceira




Introdução
O projecto Coastwatch foi novamente coordenado na Ilha Terceira pela Associação de defesa do ambiente Gê-Questa, sendo Orlando Guerreiro o coordenador. Em Dezembro foi realizado um contacto com as instituições que se enquadram melhor ao objectivo maior do projecto, sensibilização e educação ambiental sobre o litoral. Assim sendo, contactamos escolas, agrupamentos de escuteiros e grupos de utilizadores da zona costeira. Contudo, apenas obtivemos resposta de algumas entidades contactadas, as quais estão indicadas abaixo.
Para todas as entidades participantes foi apresentado o projecto Coastwatch, em especial aos que participaram pela primeira vez, e os objectivos do mesmo.
Coastwatch em S. Mateus

A turma do 4º ano da Escola Básica de S. Bartolomeu dos Regatos deslocou-se, sob a responsabilidade da Professora Susana Carvalho, até à Gê-Questa na sexta-feira dia 5 de Fevereiro, onde se iniciou um percurso de cerca de cerca de 2km desde a sede da Associação até ao Negrito. Ao fim de cada 500 metros, os alunos ajudaram a preencher os questionários indicando o lixo que visualizaram.

Coastwatch na orla costeira de S. Mateus da Calheta com a turma do 4º ano da Escola Básica de S. Bartolomeu dos Regatos
Turma do 4º ano da Escola Básica da Escola de S. Bartolomeu dos Regatos e elementos da Gê-Questa
Coastwatch na Zona de Santa Catarina, Cabo da Praia
No dia 6 de Março, Sábado, realizou-se uma actividade de Coastwatch na zona de Santa Catarina, no cabo da Praia da Vitória, aproveitando para complementar o evento com uma acção de limpeza da zona, com a colaboração da AST - Associação de Surf da Ilha Terceira e da Praia Ambiente.
Coastwatch e acção de limpeza da zona costeira de Santa Catarina
Coastwatch na zona costeira de S. Mateus (Dia “Limpar Portugal”)
No emblemático dia de Limpar Portugal, a Gê-Questa em parceria com o Agrupamento de Escuteiros Marítimos de S. Mateus, o Agrupamento de Escuteiros do Cantinho, a Florazoris (que disponibilizou uma carrinha para transporte dos resíduos) e contando ainda com a participação de vários voluntários, percorreu a orla costeira de S. Mateus desde o Terreiro de S. Mateus até ao Pesqueiro. A concentração deu-se na sede da Associação, no Forte Grande de S. Mateus, pelas 9h da manhã e pelas 9h e 30 minutos o grupo já estava à beira-mar da freguesia a proceder aos trabalhos de limpeza. Foi limpo um troço costeiro com cerca de 2000 metros. Realizou-se o Coastwatch em conjugação com o Limpar Portugal, verificando os impactes ao longo da costa à medida que se ia procedendo à sua limpeza.

Coastwatch S. Mateus – Silveira; Cais da Figueirinha- Porto Pipas
No dia 14 de Abril, elementos da Gê-Questa realizou Coastwatch ao longo de 4km no total, 3km num primeiro percurso desde a sede da Gê-Questa até à Silveira e 1km num segundo percurso desde o Cais da Figueirinha até o Porto Pipas.
Coastwatch nos Biscoitos
A turma do 8º ano da Escola Básica Integrada dos Biscoitos, acompanhada pelo Professor Marco Botelho, juntou-se a nós na realização do Coastwatch na zona costeira dos Biscoitos, promovido pela Gê-Questa na quarta-feira, 14 de Abril. Os elementos da Associação deslocaram-se até à Escola dos Biscoitos onde se fez um pequeno briefing sobre o Projecto. Posteriormente seguiu-se nas carrinhas disponibilizadas pela casa do povo até ao porto piscatório da freguesia. Num percurso de aproximadamente 1500 metros ao longo da costa, desde o porto piscatório até à denominada Rua Longa, à medida que se observou a presença de resíduos e o estado de conservação da costa, alertou-se para os impactes negativos da actividade humana nos ecossistemas costeiros, entre os quais o contínuo aumento da artificialização da costa que se verifica na zona.
Monitorização e Percursos
Os grupos foram realizando os percursos de acordo com disponibilidade existente e condições atmosféricas. A selecção dos blocos foi feita de acordo com a facilidade de acesso (uma grande parte da ilha tem uma zona costeira com elevado declive, o que torna perigoso o levantamento de dados) e de transporte até ao local. Na imagem abaixo (Figura 1), é possível verificar que as zonas monitorizadas são as de menor declive. As zonas de maior dificuldade são na costa oeste da ilha. Em cada percurso foi preenchido um questionário para cada 500 metros percorridos, questionários esses posteriormente enviados para a Coordenadora nacional do Coastwatch, a GEOTA.