Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Limpar Portugal


Em 2008, um movimento cívico na Estónia resolveu lançar uma campanha de limpeza do país. Conseguiram juntar mais de 50.000 pessoas (a Estónia tem apenas um milhão e meio de habitantes) que limparam o país em apenas 5 horas. Existe um video que podem ver sobre esta

Em Portugal está em marcha uma iniciativa semelhante que merece o apoio e a colaboração de todos. Basta inscreverem-se no site (
http://limparportugal.ning.com/) e descobrir a forma como podem participar e colaborar activamente. Dá algum trabalho, muito mais do que ficar sentado a criticar tudo e todos. Mas o esforço vale a recompensa de vivermos num país mais limpo.

Para já, é preciso divulgar a iniciativa...