Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dias da Energia


O GEOTA esteve presente nos dias da Energia da ENA. Segundo a ENA , mais de 5000 pessoas participaram nesta actividade.

MAIS DE 5.000 PESSOAS NOS DIAS DA ENERGIA da ENA

Sesimbra foi o local escolhido para o final dos Dias da Energia da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida .

Entre a praia, a terra e a Fortaleza, durante quatro dias, mais de cinco mil pessoas ouviram falar de Sustentabilidade, Ambiente e Energia, e puderam constatar como se pode usar de forma mais eficiente a energia.

Na exposição, no interior da Fortaleza de Sesimbra, o painel da ENA, com três lâmpadas diferentes acesas, suscitou a curiosidade do visitantes. Uma lâmpada LED, a tecnologia do futuro. Outra de baixo consumo. E, a terceira. Uma lâmpada incandescente responsável por emitir apenas 20 por cento de luz, contra o desperdício de 80 por cento em calor.

Noções de eficiência energética combinadas com a História da Terra, com o ciclo da água, a biodiversidade marinha, a mobilidade e o consumo sustentáveis, e com a valorização de resíduos. Aliás, na cozinha da Fortaleza, a cozinheira da ENA chegou mesmo a fritar batatas. Aflita, perguntava à assistência; “Mas, e agora, o que faço? “.

Se a pergunta era difícil, a resposta foi fácil. O óleo usado só pode ser despejado para um mini – oleão, ou para uma garrafa de plástico. Há quem os recolha e transforme em biodiesel, um combustível mais limpo que o gasóleo. A sensibilização, pôs a mexer as mascotes dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos da ERP Portugal ao calcorrearem, as ruas e a praia.

Juntar gente no areal da tenda desta Associação Gestora para explicar às pessoas onde colocar os REEE - teclado, varinha mágica, frigorífico, etc.. - na altura de os deitar fora.

Sensibilizar experimentando as várias vertentes do problema das Alterações Climáticas e ser capaz de fazer experiências que apontam a solução, foi outra das estratégias adoptadas pela ENA , nestes Dias da Energia. Perceber como pode um carro andar movido a energia solar, ou como pode o vento gerar energia foram outras actividades para quem pôde olhar o Sol, Júpiter, entrar na tenda do planeta curioso e espreitar como é o sistema solar, bem como ver de perto as crateras lunares.

Com os sentidos bem despertos a população fez fila para perceber que era possível provar as pizzas cozidas em forno solar.

Alternativas ao uso tradicional da energia, propostas para mudar de atitude foram deixadas pela ENA, entre 29 a 12 de Julho, durante as iniciativas que marcaram o mês e meio de decurso dos Dias da Energia de 2009. O EnergizArte deu o mote à criatividade de pintores palmelenses, e do grupo 4 de Sesimbra que reutilizou velhas televisões como forma de intervenção pela saúde do planeta.

Entre uma Tertúlia sobre educar e comunicar a Sustentabilidade, a Conferência de Palmela sobre o papel dos municípios no combate às Alterações Climáticas, foi um momento importante, com a conselheira do presidente da Comissão Europeia para a Energia, a deixar um recado não só aos políticos e empresários, como a toda a população ; Combater as Alterações Climáticas e reduzir o CO2 implica actuar nas cidades. O lema da ENA é o lema da Europa “, declarou Maria da Graça Carvalho.

Já agora, o lema da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida é ‘ Está na hora de passar das palavras aos actos. “

ENA – 14.07.09 – Press-Release