Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Estacionamento selvagem nas dunas da Ria de Alvor


A LPN alerta para a destruição das dunas da Ria de Alvor.

ZONAS COSTEIRAS NATURAIS A SAQUE NO ALGARVE

O caso do estacionamento selvagem nas dunas da Ria de Alvor

Esta é a triste sina das zonas húmidas costeiras do Algarve. Após a indefinição e atropelos à diversidade biológica presente na Lagoa dos Salgados, depois do que se passa na Ria Formosa, de novo é a Ria de Alvor que se encontra a saque, sem rei nem roque.

Estão a ser investidos milhares de euros para realimentar a praia e criar dunas primárias na praia dos Três Irmãos, em Alvor, com areias provenientes de um antigo depósito de dragados que se encontrava sobre as dunas de Alvor. No entanto, não se compreende os objectivos da Administração da Região Hidrográfica do Algarve: por um lado, quer-se reconstituir o cordão dunar e por outro deixa-se “ao Deus dará” as dunas naturais que ainda restam em Alvor.

Tudo isto vem a propósito de uma situação que o Núcleo do Algarve da Liga para a Protecção da Natureza tem acompanhado e denunciado há vários anos.

A presença do estradão de acesso ao molhe nascente da Ria de Alvor, criado no início dos anos 90 do século passado, que deveria ter sido removido após a construção dos molhes, está hoje completamente a saque e parece terra de ninguém.

Carros e autocaravanas – algumas mesmo pernoitando ali – circulam livremente de um lado para outro, estacionam em qualquer lugar, destruindo a vegetação e perturbando as colónias de aves que aqui nidificam, sem que nenhuma autoridade ponha cobro à presente situação.

As viaturas estacionam em qualquer local e os seus proprietários atravessam as dunas em direcção ao mar criando novos caminhos, destruindo a vegetação dunar que é fundamental para agarrar as dunas e deixando lixo por todo o lado.

Na opinião do Núcleo do Algarve da Liga para a Protecção da Natureza, ao deixar que se prolonguem tais situações, a ARH mostra a sua total incompetência para, em conjunto com a Polícia Marítima, fazer respeitar a lei de protecção das dunas. Fez obras, com certeza necessárias, mas deixou as dunas naturais presentes ao abandono.

As dunas de Alvor, em conjunto com o sistema lagunas e sapais, formam o complexo sistema estuarino que é a Ria de Alvor, que se encontra integrada na Rede Natura 2000, rede europeia fundamental de conservação da natureza.

O Núcleo do Algarve da Liga para a Protecção da Natureza não pode deixar passar em claro mais esta situação que mostra a forma como as entidades responsáveis gerem e cuidam mal de um património que é de todos nós.