Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Coastwatch Alagoas - Brasil

Eis o primeiro resultado do Coastwatch Expressão Lusófona: Coastwatch Alagoas. Em primeiro lugar, parabéns ao Marco Lyra. As minhas palavras de reconhecimento vão para o seu esforço e empenho. Obrigada Marco!
Deixo-vos agora com o testemunho do Marco Lyra:


"A realização da Campanha será da responsabilidade da ONG ATA - Amigos da Terra e da Água e da SEE - Secretaria Estadual de Educação e do Esporte de Alagoas. Para nós aqui uma divulgação no Blog de vocês nos ajudaria muito na divulgação da Campanha. Conseguimos o apoio da AMA - Associação dos Municípios Alagoanos, SEMARH - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, IMA - Instituto do Meio Ambiente, IBAMA-AL, UFAL - Universidade Federal de Alagoas, e Prefeituras do Interior. O cronograma de atividades da Campanha é o seguinte:
Dia 03/06/2009 - Litoral Centro - municípios da Região Metropolitana de Maceió
Dia 04/06/2009 - Litoral Norte - municípios do litoral norte
Dia 05/06/2009 - Litoral Sul - municípios do litorla sul
Os municípios envolvidos na Campanha são 21 no total, e a extensão total do levantamento que será realizado é de 90 km. Faremos um Seminário em Agosto/2009 para fechamento do Relatório da Campanha 2009 e outro em 02/10/2009 para divulgação oficial do resultado da Campanha.


Foto 01 – Abertura do Seminário feita pelo Vice-Prefeito de Penedo. Da esquerda para direita Susana Cabral - Coordenadora Regional de Ensino da SEE, Maria Geilma Rodrigues – Secretaria de Meio Ambiente de Piaçabuçu, Ronaldo Vicente dos Santos – Secretário de Educação de Penedo, Israel Ramires Saldanha Neto – Vice-Prefeito de Penedo, Marco Lyra – Presidente da ONG ATA – Amigos da Terra e da Água, Luiz Carlos Galindo – Secretário de Planejamento de Penedo.

Foto 02 – Marco Lyra – Presidente da ATA apresenta para autoridades e representantes dos municípios do litoral sul de Alagoas como será a Campanha Coastwatch Alagoas 2009.

Foto 03 – Apresentação da Campanha Coastwatch Alagoas 2009 aos coordenadores dos municípios do litoral sul.

Marco vá enviando fotos e outros testemunhos que divulgaremos por aqui.

Força e bom trabalho!