Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Dia Mundial da Agua (2)

Os alunos da Escola Secundária da Ramada enviaram as fotos e a sua Carta do Futuro "2080 - Vida sem Água"
A equipa organizadora e as palavras de boas vindas
Os colegas da assistência
A mesa... Representação do GEOTA "como poupar água?"
O encerramento e os agradecimentos finais.
Parabéns 12ºG
As palavras da Rita, Edite, Ana e Gonçalo
Em 2080....
...A escassez de água não nos permite tomar um banho de chuveiro, usamos toalhas com óleos minerais para limpar apele.
... a maioria das pessoas não bebe mais do que um copo de água por dia, o que é manifestamente insuficiente. As infecções gastrointestinais, as doenças da pele e vias urinárias são as principais causas de morte.
... as crianças não acreditam que os seus pais e avós lavavam carros com água que saia da mangueira.
... os jovens culpam os pais pela destruição do ambiente, apesar dos muitos avisos que existiam, alertando para o perigo que podiam correr as gerações futuras.
... todos os rios, barragens, lagos e aquíferos estão contaminados ou esgotados. No início do Séc. XXI havia muitos anúncios que diziam para poupar água, só que ninguém lhes dava atenção. pensavam que a água jamais podia terminar.
...A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. os assaltos por uma garrafa de água são comuns nas ruas e casas.
...os desertos constituem a paisagem dominante no sul da Europa. Em alguns países restam manchas de vegetação ao longo dos rios, que são fortemente vigiados pelo exército.
... as casas não possuem jardins, as árvores e os parques não existem, isto porque quase nunca chove, e quando chega a ocorrer precipitação, é chuva ácida-
... as gerações mais novas pagam um alto preço pelos erros cometidos pelos seus pais e avós que destruíram os recursos hídricos. Como seria bom voltar atrás e corrigir as más práticas ambientais de forma a garantir um desenvolvimento sustentável!
AINDA É POSSÍVEL FAZER ALGO PARA SALVAR O NOSSO PLANETA! POR ISSO POUPE ÁGUA!
(Carta distribuída pelo 12º G, Área de Projecto no Dia Mundial da Água)
A música seleccionada pelo grupo organizador para acompanhar a sessão.