Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

domingo, 29 de março de 2009

Dia dos Moinhos Abertos de Portugal


Mira, 4 de abril de 2009
Pelo 3º ano consecutivo, com abrangência nacional, a Rede Portuguesa de Moinhos organiza o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal (4 Abril) e o Dia Nacional dos Moinhos (7 Abril), envolvendo um número crescente de moinhos tradicionais, em funcionamento simultâneo, visitáveis e abertos a todos. Tal como em anos anteriores, aguarda-se a adesão nacional de mais de uma centena de moinhos tradicionais.
Estas comemorações tem por objectivo chamar a atenção para a preservação do inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
No Concelho de Mira, como é habitual, a organização fica a cargo da AAMARG – Associação dos Amigos dos Moinhos e Ambiente da Região da Gândara e conta com os apoios da Câmara Municipal e dos Viveiros da Quinta.
Durante a manhã de 4 de Abril, o acesso é livre a nove moinhos-de-água, do tipo rodízio: Moinhos da Lagoa (4), Moinhos da Fazendeira, Moinhos do Arraial, Moinhos da Areia (2) e Moinhos do Visconde.
Do programa consta:
9h (Fazendeira) – Oficina de broa de milho à moda tradicional;
10h-12h (em todos os moinhos) – Visitas guiadas e demonstrações do trabalho de moleiro. Conversas com moleiros. Plantação de árvores ribeirinhas;
13h (Fazendeira) – Almoço tradicional (inscrição obrigatória em www.aamarg.org) com a presença dos moleiros;
15h – (Fazendeira) Momento musical.
Para saber mais pormenores consulte: www.aamarg.org e www.moinhosdeportugal.org
Participe e venha conhecer melhor o valor patrimonial dos moinhos de água do concelho de Mira.
A AAMARG
A AAMARG é Coordenadora Regional do Projecto Coastwatch.