Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Percursos do Seminário Coastwatch


imagem daqui
1 - Visita ao Parque Ecológico do Funchal
2 de Maio de 2009 - Seminário Coastwatch
Período da Manhã
8h30 – Concentração junto ao Palácio da Justiça (Centro do Funchal, a Norte da Câmara Municipal do Funchal).
9h00 – Partida para o Parque Ecológico do Funchal.
9h40 – Início da visita, com passagem pelo Centro de Recepção e Interpretação do Parque Ecológico do Funchal, Pico Alto, Chão da Lagoa, Poço da Neve e Pico do Areeiro.
Durante este itinerário os participantes farão pequenas paragens para visitas a pé a miradouros e outros sítios de interesse.
Período da Tarde
14h00 – Início do percurso pedestre de acesso à antiga Estação de Tratamento de Águas dos Tornos – Centro Temático da Água, a partir da Corujeira – Monte.
15h00 – Visita à antiga Estação de Tratamento de Águas dos Tornos – Centro Temático da Água.
16h00 – Regresso à Corujeira (Monte).
17h00 – Hora prevista para o regresso ao Funchal.
O itinerário de acesso à estação é feito por um caminho municipal até à ponte do pisão, com piso regular e depois no patamar da levada dos Tornos, que em algumas partes é estreito. A caminhada tem cerca de 4km em cada sentido, totalizando cerca de 8km para ir e voltar.
Os participantes deverão levar calçado e vestuário adequados para caminhar em meio de montanha e alimentação para durante toda a actividade, sem esquecer água potável.
O Parque Ecológico do Funchal
Uma propriedade municipal de montanha, com cerca de 1000 hectares que foi destinada pela Câmara Municipal do Funchal ao projecto do Parque Ecológico do Funchal em 1994. Desde então têm sido empreendidos diversos projectos nas três grandes áreas de actuação do Parque, nomeadamente, a conservação da Natureza, a educação ambiental e o recreio e lazer dos visitantes.
Antiga Estação de Tratamento de Águas dos Tornos
Durante três décadas a água destinada a grande parte do abastecimento público da Cidade do Funchal foi tratada neste local. A água chegava à Estação dos Tornos vinda do Norte da Ilha, transportada pela Levada dos Tornos, um canal que tem origem na Boaventura. O túnel final de chegada à Estação, entre a Fajã da Nogueira e os Tornos, tem uma extensão de 5100 metros.
A Estação de Tratamento de Águas dos Tornos está desactivada desde o ano 2000, mas mantém os equipamentos originais e os que foram evoluindo ao longo dos anos de funcionamento. Actualmente possui uma exposição sobre a história da recolha, tratamento e fornecimento da água potável ao concelho do Funchal, assumindo-se como um Centro Temático da Água.
ATENÇÃO: Levar calçado e roupa confortável.
Levar almoço e água
Por favor leiam atentamente a descrição dos percursos.