Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sabia que...

Nós, seres humanos somos actualmente responsáveis pelo sexto grande evento de extinções na história da Terra, e o maior desde que os dinossauros desapareceram há 65 milhões de anos?... Parece exagero mas é verdade, a actual taxa de extinção ultrapassa em mais de 1000 vezes a de taxa de extinção típica da história da terra …

Na ausência da influência humana, as florestas e bosques cobriam aproximadamente metade da superfície terrestre da Terra. Entretanto verifica-se uma redução de aproximadamente 30% da área terrestre total, fruto de milhares de anos de actividade humana…


Aproximadamente 13 milhões de hectares de floresta são perdidos a cada ano – uma área equivalente à Grécia ou Nicarágua