Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mais um Planeta Terra?...

[Dois planetas terra no inicio da década de 2030 SERão PRECISOS para satisfazer as necessidades humanas actuais…]

Parece exagero, mas é verdade, a Humanidade para dar resposta ao actual ritmo de consumo, o qual excede as necessidades de sobrevivência, precisará de dois planetas, no inicio da década de 2030, conforme um estudo do Fundo Mundial (WWF). A pressão da Humanidade sobre o planeta mais do que duplicou nos últimos 50 anos em virtude do acréscimo populacional e do aumento do nível de consumo individual. E, como consequência, deu se a sobre-exploração dos recursos naturais, facto que tem levado à diminuição da biodiversidade e ao desequilíbrio dos ecossistemas, ou seja, à redução de bens e serviços ambientais.
Outro ponto importante a dar atenção é o desperdício consumista, pois este acarreta um grande problema, que são os lixos, acumulados muitas vezes em locais e situações impróprias, comprometendo a qualidade do ar, terra e água.
É fundamental considerarmos a realidade: Só existe um planeta Terra, portanto, é imprescindível que todos tenhamos consciência dos nossos actos, bem como saber que os possamos corrigir e despertar o mundo para a importância da biodiversidade e do quanto a destruimos, pois sem a mesma a vida humana e de muitas outras espécies fica seriamente comprometida.
E se houvesse outro planeta Terra o que faria o ser humano? Alteraria os seus comportamentos?
E você?