Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Coastwatch Escola Secundária Luísa de Gusmão

A Escola Secundária D. Luísa de Gusmão fez a sua actividade de monitorização do Coastwath ao fim de semana. Os estudantes são trabalhadores e, apesar do cansaço, desfrutaram de um sábado diferente.

Eis o testemunho de um dia diferente...
Professor Responsável: Antonio Gabriel

O desgaste ou erosão das arribas pela força do embate das ondas, escavam a base da arriba, esta torna-se instável devido à perda da sua base. Essa instabilidade origina a fragmentação e queda de blocos. Os resíduos observados na zona Supratidal como (garrafas de vidro, garrafas de plástico, embalagens de bebidas, etc.). Relativamente às campanhas anteriores, verificou-se uma notória diminuição dos resíduos de grandes dimensões.

As plantas invasoras que observamos nas dunas primarias ou dunas de areia branca. Espécies: Luzernas-da-praia (Medicago marina L.), Estorno (Ammophila arenaria), Morganheira-das-praias (Euphorbia paralis), Cardo-maritimo (Eryngium maritimum L.), Canas (Arundo donax L.), Chorao-das-praias (Carpobrotus edulis). Nas dunas secundárias ou dunas de areia cinzenta. Espécies: Pinheiro-bravo (Pinus pinaster).

As arribas mortas são desgastadas pela erosão, que muitas vezes dá origem a vertentes relativamente suaves e cobertas por vegetação.

Esta foto mostra a construção de um ponto de vigia em cimento e a degradação das condições ambientais deste ecossistema, está relacionada com diversas actividades humanas que causam impactes negativos, como as praticas de moto-quatro, etc. A pressão dos restaurantes, podem ocasionar problemas relacionados com a destruição do cordão dunar, dificultando a movimentação de areias

Na fotografia de grupo o Professor António Gabriel, a Professora Carolina Farias da Escola Secundária Emídio Navarro, os alunos dos EFA(s) e os alunos do Curso Ciências Sociais e Humanas do 11º J, do ensino nocturno da Escola Secundaria Dona Luísa de Gusmão.