Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sábado, 15 de novembro de 2008

Limpeza da Arrábida dia 15 de Novembro

Foto: Lurdes Soares
Há um ano atrás, a actividade organizada pelo GEOTA e pelo Núcleo de Espeleologia da LPN, conseguiu recolher 5 toneladas de resíduos só no Portinho da Arrábida. Em Maio, o GEOTA, inserido nas actividades do Festival de Cinema Festroia - em parceria com a Organização do Festival e o PNA organizou outra actividade de recolha de resíduos da qual foram retiradas 2 toneladas.
Hoje, no âmbito do dia Nacional do Mar, O GEOTA, em parceria com o ICNB participou em mais um actividade de limpeza do Parque Natural da Arrábida.
Os dados desta campanha (cujo logotipo foi criado pelo casal José e Vera Sério) continuam assustadores.
3 toneladas recolhidas entre as 9.30 e 11.30 h · 130 sacos · 150 pessoas envolvidas

Praia da Figueirinha: 70 voluntários; 43 Sacos de lixo
Galapos, Galapinhos e Coelhos: 15 voluntários; 45 sacos
Portinho da Arrábida /Creiro: 40 voluntários; 30 sacos.
Ainda há muito lixo por apanhar... (Foto: Alex Gandum)

(Foto: Alex Gandum)
A carrinha do ICNB passava e recolhia os sacos ao longo dos caminhos...
Pergunto a todos os que têm por hábito deixar o lixo nos Parques Naturais "Pensam mudar o vosso comportamento? há alguma forma de vos ensinar a ter comportamentos de cidadania?
Se quer continuar a deixar o lixo, por favor, deixe na beira da estrada; é que não é mesmo possível aceder a uma densa vegetação, essencialmente de carrascos e outras espécies que têm picos.
Restos do pic-nic, embalagens de gelados, copos e sacos de plástico - aos milhares - fruto da globalização e das normas que obrigam a que cada produto fique embalado num sem número de invólucruos.
Papel de pastilha, rebuçado, palhinha, tudo no meio da densa vegetação, para que se torne mais dificil a sua recolha. Ficamos arranhados? sim ficamos. (Foto: Lurdes Soares)
Pergunto-me se custa assim tanto guardar na mochila as embalagens vazias - cheias pesavam mais, certo?
Pergunto a todos os que têm por hábito deixar o lixo nos Parques naturais "Pensam muda ro vosso comportamento? há alguma forma de vos ensinar a ter comportamentos de cidadania? (Foto: Alex Gandum)
Se quer continuar a deixar o lixo, por favor, deixe na beira da estrada; é que não é mesmo possível aceder a uma densa vegetação, essencialmente de carrascos e outras espécies que têm picos.
Não me venham dizer que deve haver um caixote do lixo em tudo quanto é sítio, por acaso há um supermercado em todo o lado? não, pois não, deslocamo-nos para comprar o que precisamos... (Foto: Alex Gandum)
As pessoas que vão para o PNA, vão porque gostam, certo? então se gostam porque sujam?
Imagina ir a Serralves ou à Gulbenkian e deixar lá os sacos com restos de comida?
Estes são os mais jovens, os que a sua escala andaram a contribuir para que o Parque Natural da Arrábida ficasse mais limpo.
Um dos jovens da equipa disse: no próximo Verão, quando as pessoas que deitam lixo estiverem deitados na praia, apanhando o sol (e desfrutando da maravilhosa paisagem, digo eu) devíamos deitar-lhe os sacos de lixo na toalha...Gostava? (Foto: Lurdes Soares)