Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Coastwatch em Alcobaça

No dia 14 o Coastwatch foi até Alcobaça a convite da Drª Sofia Quaresma, da Câmara Municipal e coordenadora regional do Coastwatch.
As actividades desenvolvidas no âmbito do Dia Nacional do Mar decorreram na Biblioteca de Alcobaça.
De manhã os alunos e as professoras do 1º ciclo (Bemposta - 24 alunos, Covões - 11 alunos, Carrascal - 19 alunos, Casais de Santa Teresa - 15) ouviram a história das aventuras do Rato Ratinho por mares nunca dantes por ele navegados.
As alunas muito aplicadas tiram notas sobre os efeitos dos plásticos na morte de muitas espécies marinhas.
De tarde, a comunicação oral sobre o Coastwatch e a Biodiversidade foi para os alunos do Externato Benedita (5 alunos do 10º ano) e os alunos da Escola Frei António Brandão (27 alunos do 6º ano).
Os alunos portaram-se exemplarmente e a Sofia recebeu-nos muito bem.
Obrigada a todos. Aguardamos os vossos trabalhos, sobre o tema, para publicarmos no blogue.