Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Biodiversidade - Sabias que...

Sabias que?
Muitos ecossistemas aquáticos de Mediterrâneo correm o risco de desaparecer. É o caso dos golfinhos, cuja população está num claro retrocesso. Na Reserva Natural do Estuário do Sado existem actua actualmente cerca de 30 animais, reflexo do declínio das últimas décadas.


Sabia que?
A acção humana é, há décadas, a causa directa do imparável decréscimo do número de baleias.
Hoje, apesar de protegidas pelas leis internacionais, continuam em perigo devido à deterioração dos oceanos.


Sabia que?
Na Europa a subida do nível do mar originará uma migração das praias para o interior e perde-se-ão até 20% das zonas húmidas costeiras bem como muitos habitats de espécies que se reproduzem em zonas húmidas costeiras.