Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sábado, 4 de outubro de 2008

Reunião técnica: "Coastwatch: um Olhar sobre a Biodiversidade" - Faial

Decorreu, hoje dia 4 de Outubro, mais uma reunião técnica do Coastwatch. A actividade foi dinamizada em parceria com a Ecoteca do Faial (http://www.ecotecas.blogspot.com/), o Observatório do Mar do Açores (http://www.oma.pt/cms/) e a Azórica (http://azorica.no.sapo.pt/).
Estiveram presentes o Director Regional do Ambiente, o Presidente da OMA, a directora da ecoteca do Faial, membros da Azórica, professores, membros do DOP,entre outros participantes.
A directora da Ecoteca (Drª Rosa D'Art)
O Director Regional de Ambiente (Dr. Frederico Cardigos)
Apresentação do Coastwatch (Coordenadora Nacional)
Depois da apresentação do projecto pela Coordenadora Nacional procedeu-se ao trabalho de campo que teve lugar no porto da Feteira.
Monitorizou-se uma unidade Coastwach (500m), contabiliou-se os resíduos: muitos! e observou-se a biodiversidade local.

participe na Campanha entre em contacto com:

ECOTECA DO FAIAL

Castelo de S. Sebastião

Rua do Pasteleiro

Telef./Fax: 292 392 389 Telemóvel: 964692550

www.ecotecas.blogspot.com

www.oma.pt

Ecoteca.Faial@azores.gov.pt

Rosa.MB.Dart@azores.gov.pt