Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Actividades Coastwatch - Pico, 5 de Outubro

As actividades do Coastwatch na Ilha do Pico, decorreram na EBIS de Lajes do Pico e foram incluídas no âmbito do Fim de Semana Europeu de Observação de Aves.
A sessão teve inicio com a apresentação do trabalho desenvolvido, no âmbito do Coastwatach Regional, pela Ecoteca do Pico e pelos Montanheiros (coordenadores regionais).
Carla Silva, Directora da Ecoteca do Pico.
Seguidamente a Coordenadora Nacional (Lurdes Soares) fez a apresentação do projecto, exemplificou com alguns dados dos Açores e lançou a presente campanha.

Após o café com biscoitos, a Drª Verónica Neves, do DOP- UAC, através da sua palestra sobre Biodiversidade de Aves dos Açores incentivou o público para a saída de Observação de Aves (ZPE das Lajes, em frente à Escola).

A investigadora Verónica Neves incentiva o público com as suas "dicas" para identificar aves...O material de apoio (guias e binóculos...)
O público estava entusiasmado com a observação de aves na ZPE das Lajes.Enquanto a Verónica foca o telescópio, a Coordenadora da Ecoteca e a Coordenadora do Coastwatch discutem sobre o lixo em frente à escola (muito!!!) - ideias não faltam...
A Srª Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de S. Roque observa uma garça real...
Eu também quero ver a garça...
Quem será que vê mais aves e as consegue identificar?
Um casal de turistas canadianos que passeava por ali também quis observar e Carla lá explica...
...
Depois ao ritmo bem açoreano lá fomos almoçar... e seguidamente a bióloga Joana do Espaço Talassa entusiasmou todos ao falar sobre os cetáceos dos Açores.
Devido às condições meteorológicas não foi possível sair de barco para Observação de Biodiversidade Marinha (Cetáceos, Aves, ...); fica para a próxima...

Foto daqui