Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Coastwatch - Ecoteca Ribeira Grande

As actividades de divulgação do Coastwatch continuam o seu périplo. Ontem, dia 9 de Outubro a Ecoteca da Ribeira Grande, convidou um grupo de professores e outros interessados. Compareceram 13 pessoas à reunião técnica do Coastwatch.
Embora muitos conhecessem o projecto, todos ficaram bastante interessados em participar. Alguns irão acompanhar-nos na actividade prática de Coastwatch que será desenvolvida no sábado e organizada pelos Amigos dos Açores.

Antes de se dar inicio às actividades foi tempo de lembrar Veríssimo Borges, dirigente da Quercus e de lhe fazer uma homenagem. A hora do seu funeral coincidiu com a hora da actividade coastwatch.

"Faleceu esta manhã Veríssimo Borges. Foi um dos dinamizadores do SOS-Lagoas, era membro dos Amigos dos Açores e foi presidente do Núcleo de São Miguel da Quercus. É com tristeza que vemos partir um grande activista das causas ambientais dos Açores. Os Açores perderam uma pessoa com espírito crítico e corajosa.Vamos continuar, na medida das nossas capacidades e possibilidades, a lutar pelos ideais que defendia.A Direcção dos Amigos dos Açores envia à Família e aos amigos mais próximos votos de condolência."

in: http://amigos-acores.freehostia.com/

De tarde o Coastwatch foi até à Escola Profissional da Povoação, onde os alunos do curso de Gestão Ambiental, após a apresentação do projecto, foram monitorizar um troço d ecosta em frente à escola. Um aluno comentava "bem me lembro de ser miúdo e vir sentar-me nesta rocha a pescar, agora não há nada, só lixo, esgoto e isto que aqui se vê"...