Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sábado, 11 de outubro de 2008

Coastwatch pelas escolas de S. Miguel

O dia 10 foi o dia em que o Coastwatch desenvolveu as suas actvidades com as escolas que trabalham com a Ecoteca de Ponta Delgada.
Assim, às 9:30 fomos até à Escola Básica Integrada de Ginetes, onde tinhamos cerca de 100 alunos à espera já que o encontro com 2 camiões nos obrigou a seguir a 30km/h e a chegar um pouco atrasados.
O Presidente do Conselho Executivo e as professoras envolvidas na dinamização da acção foram de uma simpatia extrema, aliás característica das pessoas com quem me cruzei ao longo destes quase 15 dias de trabalho pelos Açores.
Os alunos do 3º ciclo, muito bem comportados assistiram à palestra. alguns deles já conheciam o projecto de anos anteriores. Não tivemos muita participação, mas foi justo tendo em conta a espera...


O Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada dos Ginetes, José Domingos Terras e a Coordenadora Nacional.
Após o término das actividades na EBI de Ginetes fomos até à Escola Básica Integrada Canto da Maia em Ponta Delgada. Aí esperavam-nos 3 turmas do 6º ano, cerca de 50 alunos, que iam desenvolver o projecto pela 1ª vez.
Depois de almoço a sessão Coastwatch decorreu no anfiteatro da Escola Secundária da Lagoa, onde 4 turmas de alunos se portaram exemplarmente. A actividade foi dinamizada pela Professora Lúcia Ventura, participante no Projecto Coastwatch há já alguns anos.

A sessão de AberturaA assitência...

As actividades do dia terminaram na Câmara de Comércio e Indústria com uma turma da Escola Profissional.

A apresentação da Drª Rafaela, directora da Ecoteca

Momento de debate sobre o Coastwatch.

Os meus agradecimentos a todos os Presidentes dos Conselhos Executivos, professores, alunos, funcionários e outras pessoas envolvidas nas actividades, pela simpatia com que receberam o Coastwatch.