Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Arrábida Limpa - resultados

Assinalando o dia da Biodiversidade - 22 de Maio - o GEOTA, em parceria com a FESTROIA, juntou-se à iniciativa do ICNB e participou na actividade Arrábida Limpa.
No grupo do GEOTA estiveram presentes participantes individuais, elementos do Clube Aventura do Barreiro (que nem a chuva os fez parar...), elementos do Núcleo de Espeleologia da LPN, alguns escuteiros e outras pessoas que não estando inscritas passavam por nós e pediam sacos e luvas.
No total estiveram envolvidos cerca de 150 participantes que recolheram 123 sacos de lixo.
De salientar que em Novembro de 2007 o GEOTA em parceria com o Grupo de Espeleologia da LPN fez uma actividade semelhante que contou com 75 voluntários e com a recolha de cerca de 5 toneladas de resíduos.
Se não poder contribuir para as acções de limpeza, por favor não suje!












Fotos de José Serio Costa