Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Há vida neste rio?

No DIA MUNDIAL DO AMBIENTE - 5 de Junho - O Padrão dos Descobrimentos propôs um novo o atelier - Há Vida neste Rio? A iniciativa assentou numa parceria com o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, e visou sensibilizar os mais pequenos para os aspectos de Conservação da Natureza, a importância do Meio marinho e preservação do litoral, temas em destaque no âmbito do Projecto Europeu Coastwatch, este ano dedicado às Comunidades Ribeirinhas.O atelier apresentasdo procurou despertar nos alunos o interesse e consciência para a importância dos ecossistemas do litoral e para a necessidade da sua defesa e preservação, contribuindo para a criação de novos comportamentos.
As actividades propostas favoreceram a troca de ideias e de informação, desafiando simultaneamente a capacidade criativa dos alunos para conceber e transformar, a partir de materiais de desperdício, novas formas e objectos à medida da sua imaginação.
A experiência foi tão gratificante que vamos repetir no dia 2 de Julho. Aqui fica o testemunho!

A história...

estar atento...procurar materiais...planear...


construir...
aplicar...
sorrir...
mais e mais ideias...
O final...