Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Coastwatch Ria Formosa - Agrupamento 554



No dia 8 de Dezembro de 2007, o grupo de Pioneiros do Agrupamento 554 conjuntamente com os Pioneiros do Agrupamento 1200 de Quelfes desenvolveram um trabalho relacionado com a qualidade ambiental na Ria Formosa, numa actividade do projecto “Coastwatch, a convite do PNRF.
A actividade teve início ás 7h22, hora a que baixa-mar atingia o seu ponto mais baixo.
A actividade desenvolvida consistiu na monitorização em várias localizações na Ilha da Armona, em cinco parcelas de 500 metros cada.
Esta monitorização traduziu-se na contagem de resíduos encontrados em cada parcela, incluindo garrafas de plástico e vidro, embalagens de cartão, sacos de plástico, latas, “monstros domésticos”, espécies mortas e e vivas etc.
Quando chegamos cumprimentamo-nos com a expressão bom dia, mas ainda era noite, lá teve que ser, levantar cedo, pois o transporte era de barco, o pessoal da Carreira disponibilizou-se para nos levar até à nossa Ilha da Armona, por volta das 6h20m.
Primeiramente, procedeu-se a uma avaliação geral da área. Considerámos uma Área Protegida devido à existência de viveiros. A Ilha da Armona é, também, uma área balnear que recebe imensas pessoas no Verão.
Seguidamente, procedemos a uma análise mais específica da Unidade, dando a conhecer tanto o tipo de sedimentos e de formação da costa como a caracterização das descargas líquidas realizadas ao longo da Unidade.
Um dos seguintes pontos foi caracterizar a fauna e a flora da Unidade, referindo especialmente a Garça-real, a Gaivota, a Andorinha-do-mar comum, as Estrelas-do-mar, os Caranguejos e as algas na linha de maré.
O penúltimo passo foi avaliar o nível de poluição da costa, ou seja, se existiam aves cheias de petróleo tanto vivas como mortas e se existia entulhos ou lixo doméstico na ilha.
Quase na recta final, avaliámos a Percepção de Riscos na Ilha, focalizando uma Pressão Turística um tanto ou quanto excessiva na Época Balnear.
Ao longo da actividade, fomos registando as diferentes alíneas do questionário que nos foi entregue.
Todos os elementos tinham um bom conhecimento do local, o que tornou a tarefa mais facilitada.
Depois dirigimo-nos até á parte costeira e voltámos à ria pela a praia.
Depois desta avaliação, convivemos uns com os outros até á chegada do barco, às 12h30min reunimos novamente todos no cais de embarque na Ilha da Armona, onde apanhámos o barco da carreira para regressar a Olhão.