Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Projecto Coastwatch 2007-2008 - LATI

A LATI é uma Instituição de Solidariedade Social, sedeada em Setúbal e orienta-se pelo princípio de usar todos os meios possíveis para estimular e organizar os cidadãos a participar na vida local, de forma a criar e suportar estruturas e processos pelos quais a comunidade se torne mais participativa, exercendo o sentido de cidadania. Rege-se pelos princípios do trabalho de acção social para a comunidade, pretendendo auxiliar indivíduos, famílias ou grupos a alcançar – ou voltar a adquirir – a capacidade de funcionarem socialmente, bem como criar condições favoráveis para esse objectivo.
A orientação metodológica praticada nesta Instituição, e que se pretende continuar, tem como princípios guia o trabalho em parceria, o envolvimento comunitário e uma abordagem sistémica e pluridisciplinar, para tal a LATI irá continuar a articular com instituições, escolas, empresas e outros organismos que tenham o bem-estar social como preocupação.
O CATL JOVENS é uma valência da LATI e apoia cerca de 70 utentes entre os dez e os dezassete anos, desenvolvendo actividades lúdicas e de aprendizagem com base em Centros de Interesse (informática, expressão dramática, dança, expressão plástica, fotografia...) e Áreas temáticas, com o intuito de criar condições à participação activa da juventude tanto na instituição como na comunidade. É um espaço privilegiado para a Educação Ambiental e desenvolvimento do espírito crítico. Face ao estado actual de degradação do ambiente a necessidade de sensibilizar e educar os jovens na conservação e defesa do seu espaço envolvente é uma atitude primordial. É urgente preservar o planeta sob pena das próximas gerações estarem ameaçadas.
Objectivos pedagógicos CATL 2005-2008:- Sensibilizar os jovens para as questões ambientais;- Motivar uma mudança de atitude e comportamento relativamente ao meio;- Desenvolver capacidades de aprendizagem e relacionamento em temas ambientais;- Desenvolver o espírito crítico;- Incentivar o gosto pelo trabalho de grupo e de pesquisa científica;
Neste sentido, aparece a participação no Projecto Coastwatch no ano lectivo 2007/2008. A culminar um trabalho pedagógico do triénio, permitiu que os jovens se envolvessem e contribuíssem para a protecção do litoral, tendo a mais-valia de sentirem a importância da sua intervenção, visto que os dados recolhidos irão permitir um maior conhecimento da situação ambiental da zona costeira e posterior divulgação à comunidade.
Participaram no projecto cerca de trinta e sete jovens e cinco animadores. Foram realizadas duas sessões de observação do bloco atribuído e respectiva recolha de informação.
A primeira sessão aconteceu a 15 de Dezembro de 2007, com a participação do Coordenador Regional. Esta sessão teve como objectivo a explicação do preenchimento do questionário Coastwatch in loco. Considerámos algumas questões no preenchimento do questionário pouco claras, o que nos levou a concluir que esta sessão foi muito importante para esclarecer dúvidas de preenchimento e mesmo de itens a observar.
A segunda sessão decorreu a 27 de Dezembro. O impacto previsto confirmou- -se Os jovens estavam muito motivados e interessados na actividade, observaram, fizeram comparações com alturas anteriores em que o estado da zona estava mais poluído, participaram e isso vê-los sentir bem e nós pudemos constatá-lo. Pensamos que a participação neste projecto para além de ter sido um acto de cidadania, contribuiu para uma mudança de atitudes. A repetir!