Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Coastwatch Brasil




De 2 a 13 de Dezembro o Coastwatch andou pelo Brasil. De 2 a 8 esteve no estado do Ceará, a participar no encontro da Natureza O2 (http://www.ihab.org.br/). Ao longo destes dias falou-se nas potencialidades do projecto, partilhou-se a experiência de 18 anos de Coastwatch em Portugal e deixou-se plantada a semente do Coastwatch Ceará.
De 9-11 foi a vez de se levar o Coastwatch ao estado da Bahia. Aqui, com a ONDAVERDE e com a directora da Escola do “Diogo”, ficou decidido que no início do ano escolar (Fevereiro) os alunos da escola iniciarão o projecto Coastwatch Brasil.
De 11-13, a coordenadora apresentou, em Maceió, uma palestra sobre alterações climáticas, outra sobre a erosão costeira em Portugal e reuniu com várias entidades, nomeadamente a Secretaria Regional do Meio Ambiente para se iniciar já em 2008 o projecto Coastwatch no estado de Alagoas.
Tendo em conta os problemas relacionados com a gestão dos resíduos, a dificuldade em sensibilizar para a reciclagem e ainda todas as questões interligadas com a problemática da erosão costeira, ordenamento do território, pressão turística e imobiliária nas áreas do litoral sem esquecer a ineficiência do sistema de esgotos; o projecto Coastwatch Brasil foi muito acarinhado e bem recebido por todos os que o conheceram.
Aguardemos os resultados.
Lanço o desafio a todos os que pretenderem partilhar experiências com os parceiros no Brasil.
Até breve
Lurdes Soares
(Coordenadora Nacional Coastwatch)