Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Campanha Coastwatch 2011- 2012


Em primeiro lugar, um bom ano lectivo e uma boa Campanha a todos. É com muito prazer que vos comunico que, neste ano lectivo, me foi atribuída, por mais um ano lectivo, mobilidade, ao abrigo de um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território para coordenar o Projecto Coastwatch no GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.
Entramos na 22ª Campanha Coastwatch, cujo tema “Coastwatch: Proteger, Promover, Sensibilizar”, pretende alertar para a responsabilidade de todos em participar de forma activa no desenvolvimento sustentável das nossas regiões e do nosso país (problema que irá ser debatido na Conferência internacional - Rio+20 a realizar em 2012).
Aproveito também para comunicar que o GEOTA está de parabéns já que completa 30 anos de “vida”.
As fichas de participantes e de coordenadores relativas à 22ª Campanha já se encontram publicadas no blogue e na página do GEOTA -  podem ser descarregadas para impressão. Os coordenadores que queiram actualizar dados poderão reenviar as novas fichas por e-mail (coastwatchnacional@gmail.com)
Em breve daremos mais notícias

Com os melhores cumprimentos
Maria Guilhermina