Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Testemunhos dos participantes na Praia de Mira

Praia de Mira
A experiência de observação costeira foi para mim uma experiência interessante, e ao mesmo tempo uma desilusão.
 É uma tarefa interessante e relativamente simples de realizar, e que é uma forma de contribuir para a nossa consciência global sobre o estado das nossas praias, e assim podermos dar ainda mais o nosso contributo para um melhor meio ambiente. Posteriormente, poderá ser uma mais valia para a consciencialização de outras pessoas.
 Foi também uma desilusão por me ter permitido conhecer o outro lado (o negativo) da praia que costumo frequentar no verão. Encontramos uma praia bastante poluída, a quantidade de lixo era exorbitante. Embora não seja possível identificar a origem dos resíduos, choca-me que ainda haja pessoas que não coloquem o lixo nos locais adequados.
Por outro lado, foi uma tarefa gratificante que permite ter uma consciência concreta do estado da nossa costa, uma vez que acredito que não seja a única praia nestas condições degradantes.

Cristina S.

2. Ainda há tanto que fazer..., Valdemar R.

3. Um excelente pretexto que me obriga a vir visitar no Inverno a minha praia de eleição, Alexandre S.

4.Participar no Coastwatch tem sido muito gratificante, pois tem-me permitido juntar amigos e familiares para um passeio agradável na praia, observando atentamente o seu estado no Inverno, bem diferente do que estamos habituados a ver no Verão. Se numa vista geral sobre a praia parece que está pouco lixo, é o ter que responder ao inquérito que me tem obrigado a observar de perto o que realmente acontece.
 Antes de participar pela primeira vez pensava que não iria encontrar grande coisa, que com a distribuição dos caixotes do lixo pela praia, a sensibilização que se tem vindo a fazer ao longo dos anos, o trabalho de monitorização seria inglório, pois não haveria grande coisa para registar. É sempre com esta esperança e  desejo que inicio cada ano de monitorização desde 2004. No entanto, todos os anos temos encontrado em faixas de 2 km muitos (milhares) e variados resíduos. Como acabar com esta acumulação de resíduos? Como conseguir que as pessoas passem a depositar os resíduos que geram nos sítios correctos? Como reduzir a produção de resíduos?