Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ADACE – ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO AMBIENTE - CACIA – ESGUEIRA

A ADACE – Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira, por convite da GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, participou no projecto “COASTWATCH EUROPE” 2009, efectuando a recolha de dados ambientais em quatro blocos (20, 21, 22 e 23) das zonas ribeirinhas de Cacia e Esgueira (Baixo Vouga Lagunar e Ria de Aveiro) no concelho de Aveiro. 

Os resultados obtidos, comparados com os anos anteriores, apresentaram um agravamento significativo devido às marés vivas com amplitudes extremas, que devolveu o seu ao seu dono!!
Encontrámos ao longo destes locais examinados, pneus, restos de obras, sofás, colchões, muitas embalagens de plástico, sucata de índole vária como frigoríficos e outros electrodomésticos e muito lixo da mais variada espécie.
Com o Projecto Limpar Portugal algumas situações foram limpas pelos fantásticos voluntários que aderiram a este movimento. Projecto este que abraçamos como coordenadores nas freguesias de Cacia e Esgueira.

O Rio Vouga, o Rio Novo do Príncipe, a Ribeira de Esgueira, a Ria de Aveiro e seus canais, continuam a receber esgotos clandestinos urbanos e industriais sem qualquer controlo. Estamos a assistir à destruição de um espaço com tão elevado valor natural e ambiental, que até é considerada uma das sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo.

Continuamos a sentir algumas dificuldades no que respeita ao preenchimento dos questionários, uma vez que os mesmos são, desadequados à realidade das zonas ribeirinhas, do Baixo Vouga Lagunar e Ria de Aveiro. Também os mapas não representam a realidade, dos espaços existentes, pois muitos percursos apresentados já nem sequer existem (ex. A25 e via férrea para o porto comercial de Aveiro).
Continuamos a manter as preocupações de sempre em termos ambientais, como sejam a presença excessiva de jacintos no Baixo Vouga, a qualidade da água, a qualidade do ar que respiramos, o ruído e o aumento agreste dos maus cheiros que muito tem caracterizado esta região. Continuamos a manter a reivindicação de uma Estação de Monitorização de Controlo da Qualidade do Ar para a nossa região. Contamos com o apoio de todos.



Foi um privilégio colaborar neste projecto.
Até para o ano.