Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 11 de março de 2010

“TU AÍ, APANHA A GARRAFA!”


Deixamos aqui o testemunho  do Núcleo do Ambiente do Colégio Diocesano de Nª Sª da Apresentação

As pessoas deitam tudo fora: garrafas, sacos, sapatos e, até frigoríficos! É preciso pensar que nem sempre o lixo vai parar ao sítio mais adequado, basta olhar para alguns locais que são um acumular de resíduos que, por vezes, o mar arrasta consigo.
O Núcleo do Ambiente do Colégio Diocesano de Nª Sª da Apresentação, sensível para esta problemática, apadrinhou o programa Coastwatch, que nos foi proposto pela Câmara Municipal de Vagos. A implementação desta actividade passou pela monitorização de um braço da ria de Aveiro, junto à praia do Areão, com os objectivos de caracterizar a situação ambiental da nossa zona, contribuir para a preservação dos sistemas litorais, promover a educação ambiental na nossa escola, explorar conceitos relacionados com os ecossistemas litorais e desenvolver competências ao nível de trabalho de campo.

Fomos para o campo no dia 18 de Janeiro de 2010, pelas 13:30 horas, momento ideal para a monitorização da ria, já que esta se encontrava em maré baixa. O dia estava chuvoso, mas mesmo assim deitámos mãos ao trabalho. Calçámos luvas e galochas, pegámos em binóculos e procedemos à observação das espécies; vimos garças reais, garças brancas, cracas e imensas gaivotas. De seguida, para alem da contabilização, fizemos a recolha do lixo que era mais que muito e de todos os tipos, chegámos a encontrar produtos tóxicos, cartuchos de caçadeira, electrodomésticos, sofás,…!
No final da tarde, tínhamos conseguido recolher uma grande quantidade de lixo, mas muito ficou ainda por recolher, devido à falta de tempo. O Núcleo do Ambiente orgulha-se do trabalho que fez pois a diferença do “antes” e do “depois” nos espaços que limpámos foi notável.

Para nós, o programa Coastwatch foi uma óptima experiência que nos permitiu perceber que todos somos capazes de fazer muito mais pelo ambiente do que aquilo que imaginávamos!

Lembra-te: O Planeta conta contigo!
Ana Carolina Silva
Beatriz Costa Ribau
Mariana Pires Sousa
Tânia Carina Santos

Alunas do núcleo do ambiente!