Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

domingo, 28 de março de 2010

Reflorestação dunar


Sendo uma escola próxima do litoral, onde as dunas apresentam alguma degradação, a reflorestação dunar é uma actividade que faz parte do plano de actividades do Colégio Nª Sª da Apresentação, há já  quatro anos e há 3 anos que é feita em parceria com a Câmara Municipal de Vagos, o FAPAS e o Agrupamento de Escuteiros 851 de Ponte de Vagos.
Este ano a data escolhida para a intervenção na duna da praia do Areão, foi dia 6 de Março. Para o apelo lançado pelo núcleo inscreveram-se  209 alunos e escuteiros, mas no dia 5 as provisões climáticas lançaram muitas incertezas na possibilidade de execução da actividade e no sábado a adesão inicial não se confirmou, no entanto mesmo com algumas ameaças de chuva, compareceram 121 dos inscritos. 

A manhã começou com uma pequena sensibilização à  importância dos sistemas dunares,  apresentada por um grupo de alunos do 12º - Eco-force. Por volta das 9:45 saímos para a praia onde formámos grupos de trabalho que  fizeram limpeza da duna e das praia, arranque de chorão, corte de acácias, plantação de estorno e colocação de placas de sensibilização à protecção da vegetação dunar  . O vento soprou forte, caíram alguns pingos mas ninguém arredou pé até as 12:45, hora em que regressamos ao Colégio.
Deixámos a duna bem mais bonita do que a  encontrámos, esse deverá ser o lema de todos, por um ambiente melhor!