Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estratégia Nacional para a Gestão Integradada da Zona Costeira

Sessões Públicas da Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira - Consulta Pública .
A consulta pública da Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira decorre entre 14 de Abril de 2009 e 5 de Junho de 2009 estando a respectiva documentação disponível no sitio da Internet do INAG ou em http://engizc.inag.pt/.
A primeira sessão, realiza-se na FEUP, a 18 de Maio de 2009, na sala B 032 (edifício onde se localiza a entrada principal), pelas 15h.
O tema principal será o “Risco e Defesa Costeira”. A apresentação da Estratégia estará a cargo da arquitecta Ana Barroco.
Os Prof. F. Veloso Gomes (FEUP), A. Trigo Teixeira (IST) e Conceição Freitas (FCUL) introduzirão questões para o debate.
A segunda sessão decorre no dia 27 de Maio às 10h no Complexo Pedagógico do Campus da Penha, Universidade do Algarve, Faro e tem como tema " Turismo e usos da zona costeira".
A terceira sessão decorre no dia 3 de Junho às 10h no Instituto da Água, em Lisboa e a temática é o "Modelo de Governança".
A participação Pública é um dever e um direito cívico. Participe!