Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Conclusões do Seminário Coastwatch “Um Olhar sobre a Biodiversidade”

No seminário Coastwatch que se realizou de 30 de Abril a 2 de Maio no Funchal a tónica da biodiversidade esteve sempre patente, assim como as questões relacionadas com a educação e cidadania ambiental e o seu contributo na preservação da biodiversidade - tema da 19ª campanha e do seminário.
· Da apresentação do Coastwatch Nacional a salientar o envolvimento dos mais de 5000 participantes no projecto e a sensibilização em torno da biodiversidade de cada tipo de ecossistema monitorizado ao longo do país. O facto de as escolas, enquanto entidades, continuarem a dinamizar o projecto, recorrendo aos conteúdos do questionário para leccionarem as diferentes áreas disciplinares é uma mais-valia para a sensibilização, educação e cidadania ambiental, nomeadamente no que respeita às questões de perda de biodiversidade;
· A Educação Ambiental assume um papel fundamental no despertar da consciência ambiental dos cidadãos. Permite desenvolver competências essenciais para o exercício de uma cidadania responsável, em públicos diversos e em diferentes contextos de aprendizagem, constituindo uma linha de acção, de importância estratégica, para um desenvolvimento sustentável. A Câmara Municipal do Funchal promove, desde há 15 anos, múltiplas acções de informação/sensibilização ambiental, tentando abranger um público-alvo diversificado, nomeadamente, comunidade escolar, moradores de complexos habitacionais camarários, comércio e serviços, unidades hoteleiras, condomínios e população em geral. Destaque-se, neste âmbito, o trabalho da autarquia, pelo 5º ano consecutivo, na coordenação a nível local da campanha Coastwatch Europe. O trabalho desenvolvido pela autarquia em parceria com algumas das escolas do Concelho foi realçado pela Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, através do testemunho do professor José Manuel Silva;
· Tendo em conta que a biodiversidade se encontra presente em campos bem distintos, as diferentes comunicações, proferidas pelos diversos oradores, procuraram demonstrar os seus contributos para a preservação, sensibilização e investigação da biodiversidade;
· A floresta Laurissilva, classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000 e Património Natural Mundial da UNESCO, foi focada como um exemplo de biodiversidade a conhecer e preservar;
· Sobre a biodiversidade ficamos a saber que esta proporciona bens de uso directo e é fonte inesgotável de inovação: Enquanto património natural; a Biodiversidade é fonte de valores estéticos, espirituais, culturais e recreacionais. A Biodiversidade é o suporte de serviços do ecossistema cujo valor – indirecto – é inestimável - Produtividade primária, ciclos de nutrientes, formação de solo, polinização, depuração da água, regulação climática, controlo de doenças, … é de facto algo com que temos que nos preocupar em proteger e conservar.
. Os diferentes workshops dinamizados e as visitas efectuadas permitiram conhecer, debater e questionar os diferentes aspectos das variadíssimas formas em que a biodiversidade se manifesta.
· Mais uma vez se provou que o projecto Coastwatch, num todo, e o seminário em particular são uma excelente ferramenta de formação, educação e sensibilização ambiental e cidadania.
Fotos soltas do Seminário Coastwatch