Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Coastwatch Costa da Caparica

Fotos: Pedro Teixeira
O Grupo Explorador 52 participou em mai uma campanha coastwatch. Aqui fica o testemunho e não se esqueça de visitar o site deste agrupamento onde encontra fotos deste dia...
"22 de Novembro, objectivo: Estudar aproximadamente 5km de costa portuguesa….done.
Inspirado pela postura ecologista da Lisa Simpson, o Grupo Explorador 52 participou este ano pela 1ª vez no Programa CoastWatch da Geota.
Assim, realizámos esta acção de serviço e ao mesmo tempo desfrutámos de um agradável dia junto ao mar na esplêndida Costa da Caparica. Mas nem tudo foi belo e singelo, pois foi requerida uma caminhada valente pela areia!
Um pequeno contributo para um melhor amanhã..uma gota no mar..."