Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Escola Secundária D.Luisa de Gusmão


AUDITÓRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE D.ª LUÍSA DE GUSMÃO
A turma do ensino nocturno - EFA (S) 1-B, da Escola Secundária de D.Luisa de Gusmão, sob a orientação do Prof. António Gabriel, convidaram o Coastwatch para ir até à sua escola dinamizar o Workshop Coastwatch 2008: biodiversidade, no dia 29 de Outubro de 2008.
A primeira fase do trabalho - elaboração do poster d edivulgação - já está:
PRETENDE-SE NESTE WORKSHOP
 Apresentar a metodologia do programa Coastwatch Europe;
 Abordar o tema da biodiversidade de espécies;
 Apresentar o resultado de um inquérito sobre Comportamentos dos alunos da Ensino Nocturno enquanto utentes das praias.
PROGRAMA
Coastwatch: Um olhar sobre a biodiversidade - Lurdes Soares, GEOTA
Slide Show sobre o Coastwatch 2007: Praia de Costa de Caparica – Fonte da Telha Maria Carolina Farias, ES Emídio Navarro


Apresentação do estudo: Comportamentos dos alunos do ensino nocturno, enquanto utentes das praias. Júlio Ventura e Ilda Pimenta, EFA (S) 1-B