Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A escola EB 2,3 do Maxial

Quantos resíduos há por aí?
A EB 2,3 do Maxial já foi efectuou o trabalho de campo, respeitante ao bloco 20 e 21 da NUT 16B. Saíram as turmas do 8ºB, 9ºB e 9ºC, num total de 46 alunos, e 4 professores: Paulo Carocinho, João Batalha, Helena Falcato e Isabel Esteves; estiveram envolvidas as disciplinas de Educação Tecnológica, História, Língua Inglesa e Ciências Naturais. O tempo ajudou a monitorização, bafejando os participantes com uma sorte incrível pois a manhã esteve perfeita e a tarde foi de mau tempo e chuva!
A praia estava menos poluída do que no ano anterior, talvez pelo facto de o caudal do rio e da ribeira existentes ainda estar muito baixo e como tal ainda não ter existido deposição da poluição acumulada a montante.
A praia está mais limpa que o ano anterior...
características dos resíduos encontrados...

A biodiversidade...
Há vida nesta rocha!!!!!
Parece saborosa esta alga...A esperança que os mais novos continuam a ser os guardiães