Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

domingo, 7 de setembro de 2008

Moita: Um olhar sobre a biodiversidade - Estuário Tejo

A reunião técnica "O passeio de barco a partir do cais de Alcochete permitiu observar algumas espécies de aves típicas do Estuário do Tejo.
Voando sobre as águas viram-se principalmente várias espécies de gaivotas, como a gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus), a gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus) e o guincho (Larus ridibundus), mas também gaivinas como a chilreta (Sterna albifrons) e alguns corvos-marinhos (Phalacrocorax carbo). Nos bancos de areia a meio do rio e nas margens lodosas junto ao cais foi possível observar, em pormenor, espécies como a garça-real (Ardea cinerea), a garça-branca-pequena (Egretta garzetta), o ostraceiro (Haematopus ostralegus) e a rola-do-mar (Arenaria interpres). Uma última visita ao sítio das Hortas pemitiu ainda observar várias centenas de flamingos (Phoenicopterus roseus) e acrescentar à lista de espécies o pato-real (Anas platyrhynchos) e o maçarico-de-bico-direito (Limosa limosa)." (Mário estevens)
Mas foi esta que pousou para nós...
A equipa que ficou até ao fim...