Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Coastwatch um Olhar sobre a Biodiversidade - Albufeira

A reunião técnica do Algarve decorreu ontem em Albufeira, onde fomos recebidos acolhedoramente pela autarquia.

Após a parte teórica fomos visitar a Lagoa dos Salgados que "está classificada pela SPEA (BirdLife em Portugal) e pela própria BirdLife International como Área Importante para as Aves – Important Bird Area, porque nela nidificam números importantes de uma série de espécies de aves com estatuto de conservação desfavorável em Portugal e na Europa como a Perra, o Alfaiate e o Camão. " (SPEA).

A chegada à Lagoa dos Salgados:
O painel explicativo:

Recentemente a Lagoa abriu ao mar, provocando mais um contributo de destruição na Biodiversidade "Infelizmente, esta nova abertura da lagoa deitou a perder os poucos ninhos e colónias que tinham sobrevivido ao desastre ambiental do mês passado – nomeadamente, a colónia de 5 casais de gaivinas-dos-pauis, uma espécie que só nidifica em 3 locais em Portugal, ficou destruída, tendo as aves deixado o local. Também vários ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida, e um ninho de garçavermelha foram abandonados e/ou destruídos."Leia a versão completa completa do comunicado em www.spea.pt/conteudos/anexos_comunicados/CI_SPEA_2008.07.01_Lagoa_Salgados%20_2.pdf
A paragem no observatório de aves para o almoço merend aoferecido pela autarquia.
O percurso....
Vista da Lagoa - Ponte inacabada:

As gruas não permitem ocultar a pressão urbanística em torno da Lagoa dos Salgados
Encontramos diversas aves (mergulhões, patos, flamingos....) que alheias à pressão urbanística e do campo de golfe (esse sim muito preocupado porque a lagoa pode destruir o seu relvado...) magestosamente voam, mergulham, alimentam-se...como que a querer dizer, nós somos inofensivas.


Infelizmente encontramos um ovo (ignoro a espécie), talvez vítima da abertura da Lagoa; menos uma ave...

O grupo que ficou até ao fim