Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Conclusões do Seminário Coastwatch

No seminário de encerramento da 18ª campanha Coastwatch, dedicada às Comunidades Ribeirinhas, ficou comprovada a importância destas comunidades no desenvolvimento das regiões, nomeadamente através da divulgação e preservação da sua cultura, do seu artesanato e da sua história. Assim, integrar as comunidades piscatórias é desenvolver as regiões ribeirinhas, do mesmo modo que utilizar toda a sua vivência para desenvolver a educação ambiental e o turismo sustentável, é uma forma de manter vivas as tradições.
Foi discutido o papel das zonas ribeirinhas no dinamismo das áreas urbanas e a necessidade de devolver à cidade as antigas áreas portuárias que já não estão afectas a essa actividade, foi reconhecida a importância dos portos na economia e na segurança das comunidades ribeirinhas, que, a exemplo do Porto de Lisboa, pese embora o seu impacte visual na paisagem urbana e o risco de acidentes de poluição, tem desenvolvido um sistema que permite a minimização deste risco.
No que respeita a experiências do projecto Coastwatch, foi destacado o exemplo da Câmara Municipal da Moita na integração do projecto em termos de educação ambiental e de divulgação das suas comunidades ribeirinhas, simultaneamente desenvolvendo actividades com vista à preservação do estuário. Por sua vez a Escola 2,3 Roque Gameiro (Amadora) deixou o exemplo de sete anos de trabalho do Coastwatch de uma forma multidisciplinar, tendo sempre patente a educação e a cidadania ambiental.
Outras experiências de monitorização foram divulgadas neste seminário, nomeadamente o método empírico para levantamento dos limites do leito do mar, como conhecimento essencial para o apuramento das ocupações irregulares no Domínio Público Marítimo, tendo em conta que a mutabilidade da Linha de Máxima Preia-mar de Águas Vivas Equinociais, é em determinadas situações só é plenamente perceptível quando comparada com imagens obtidas em épocas distintas, nomeadamente com fotografias antigas.
Foi sublinhada a importância da gestão integrada das áreas ribeirinhas, que não poderá ser descurada, tendo em conta a importância estratégica dos estuários quer ao nível biológico quer económico. A pesca, para além do seu papel estratégico no abastecimento das populações é fundamental na fixação e estabilidade das comunidades ribeirinhas.
No que respeita aos transportes marítimos de passageiros, foi apreciada a ligação entre as duas margens pela Transtejo que, apesar da redução de passageiros nos últimos anos (nomeadamente com a competição da Fertagus), continua a ser determinante para a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.
Quanto aos resultados da Campanha Coastwatch 2007/08 as principais conclusões são as seguintes:
- Os objectivos em termos de participação e monitorização foram alcançados: directamente envolvidos na campanha, a monitorizar os 681,5km, estiveram 4703 participantes - 3140 alunos, 298 professores, 1168 escu(o)teiros e 53 participantes individuais Em termos de entidades, este foi o ano em que mais entidades se envolveram: 185 (95 escolas, 23 ONGA, 26 agrupamentos de escu(o)teiros, 19 autarquias, 22 outras associações/entidades). Comparativamente a anos transactos, o número de participantes não divergiu de uma forma significativa.
- A participação em termos regionais não é homogénea: Pinhal litoral e Oeste (Centro) foram as regiões que alcançaram uma maior taxa de monitorização, enquanto que o Algarve, por exemplo, apenas viu monitorizado 100 dos seus 525km de costa. Tal como acontece em anos anteriores, a região Centro e Lisboa são as que obtém uma maior taxa de cobertura. O Alentejo e o Norte apresentam fraca cobertura de área monitorizada.
- As áreas mais densamente povoadas tendem a ter uma menor cobertura: 38% da costa monitorizada recaiu sobre área não artificializada (natural) contra apenas 23% de área muito artificializada, o que tem a ver essencialmente com as preferências dos participantes.
- Da mesma forma, as descargas líquidas no mar, assinaladas em 186,5km da costa, correspondem maioritariamente a formas de drenagem natural: 51% apresentam uma tipologia de Linha de água (rio ou ribeiro) e 12% Surgência (nascente, fonte, etc.). No que respeita à fracção da drenagem artificial (37% do total), 25% são classificadas como entubado, 4% vala a céu aberto e 8% escorrência (fossas, indústria, etc.), o que contribui para que as características gerais das descargas apresentem níveis de qualidade da água ainda longe dos desejados - 19% das respostas assinalam que estas são esgoto doméstico/industrial e apresentam mau cheiro, 18% apresenta cor alterada ou espuma. 15% apresentam sinais de vida animal e 7% peixe morto.
- Relativamente aos resíduos, tal como em anos anteriores, o destaque vai para o lixo doméstico em sacos ou amontoado e resíduos de construção e demolição, entulhos vários, que continuam a ocupar várias zonas da costa, sobretudo nas zonas de estuário. Em termos de materiais o plástico continua a predominar. Com efeito, em 80,4% das unidades monitorizadas foram encontradas embalagens de bebida de plástico e em 71,3% sacos de plástico. No que respeita ao vidro, as embalagens de bebidas foram encontradas em 70,5% das unidades. Do total de unidades monitorizadas, em 77% foram encontrados resíduos de grande dimensão (monstros).
- A percepção de Risco de degradação ambiental na unidade (ou parte dela) foi identificada em 51% do total de área monitorizada. Os resultados apontam para um elevado peso da percepção de erosão costeira (33%), seguido da perda de qualidade ambiental (15%) e pressão turística excessiva (12%).
- A ligação do Coastwatch às escolas é determinante para o sucesso do projecto: desde sempre, o Coastwatch tem sido, maioritariamente, um projecto de escolas, professores e alunos. Aos poucos, outras entidades foram-se envolvendo no projecto, mas a tónica da educação e sensibilização ambiental desenvolvida pelas escolas tem-se mantido.
- Finalmente foi sublinhada a importância da coordenação do Coastwatch ter de ser garantida “a tempo inteiro” por um professor com competências específicas em matéria de Educação Ambiental: à semelhança do que tem acontecido, com um professor requisitado ao Ministério da Educação que coordena nacionalmente o projecto, desenvolvendo acções de formação, dinamizando workshops, preparando os coordenadores e os participantes para cada campanha, acompanhando grupos no terreno, entre outras actividades directamente ligadas ao ambiente, ao litoral e à educação ambiental.