Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Escola Secundária de Sampaio

Esta actividade foi realizada pela turma do 10º ano do curso profissional de informática, e pelos professores das disciplinas de Física e Química e de Programação, no dia 8 de Fevereiro de 2008. Identificação da área analisada: NUT PT172 - Bloco 025
Zona 1
Integrada em Área protegida com uma altitude com mais de 20 metros como uma inclinação moderada na parte inicial e inclinação forte à medida que nos aproximamos da costa. É uma costa natural constituído por mato. A zona supratidal é de 5 a 50 metros de altitude com um tipo de rocha “cravo-dasareias” (Arméni pungens). s principais aves representantes da zona eram as gaivotas e as águas Bonelli.
Na zoa Interdital tinha uma largura de entre 5 a 50 metros constituída por alga calcaria e com resíduos de algas e/ou plantas na linha da maré. Não havendo nenhum vestígios de aves afectadas pela poluição e não existindo qualquer tipo de resíduo na zona costeira. Mas já se encontra alguns vestígios de lixo humano ao longo do caminho até à zona costeira e algumas fezes de animais que possam lá ter passado (coelhos, ovelhas, etc.).
Zona 2
Rochosa, moderadamente alterada, apresentando poucas fracturas, ainda com zonas de pequenas praias. Ainda foi possível observar-se sinais de vida na água, e despejo de lixo. Observou-se em relação à avifauna gaivotas, andorinhas-do-mar comum, corvos marinhos. Na zona interdital foram avistados os seguintes animais, mexilhões, lapas.
Entre a zona 2 e 3 aproximadamente a 200 metros da costa observou-se a deposição de restos de obras nomeadamente alcatrão.
Zona 3
Este género de costa é de um tipo rochoso com um altura de entre 5 a 20 metros de arriba. Esta parte da costa é uma zona protegida onde não se encontra nenhum vestígio de lixos ou resíduos tóxicos, mas onde se pode encontrar alguns tipos de animais, tais como: lebres, coelhos, raposas, gaivotas e alguns repteis.
Zona 4
Na zona 4, existiam vestígios de pequenas porções de lixo urbano, dos quais encontramos resíduos animais (ex.: fezes), plásticos, embalagens. Também podemos destacar os aparelhos de pesca, que provavelmente se destinavam à pesca clandestina/ilegal. Os animais que vimos foram só aves marinhas como as gaivotas e as andorinhas do mar. Existia um elevado número de vegetação selvagem, sendo estruturado como floresta e mato. Esta zona estava a uma altura superior a 20 metros de altitude e a inclinação da arriba era de moderada a suave, onde se conseguia apenas deslocar por via pedestre.
A constituição rochosa encontrada nos ecossistemas da Zona 4 variava entre seixos e calhaus e o seu grau de rolamento era angulado. O pavimento da mesma era constituído por barro e rocha sã, pouco alterada e mediamente facturada. Nesta Zona não nos era possível observar a água que estava no local, sendo mais para o interior e os trilhos apenas nos permitiam caminhar no seu interior.

Zona 5
Área protegida onde o acesso é feito unicamente a pé. A altura a sua arriba é alta acima dos 20m com uma inclinação abrupta maior de 45º, havia sedimentos grosseiros na base da arriba calhaus na dimensão de 6 a 20cm de diâmetro, angulosos. O grau de alteração da rocha é sã e pouco alterada, o grau de fracturação da rocha é mediano. A zona não rochosa é arenosa com vegetação.
Costa natural coberta de matos. A zona supratidal e ou ao longo da unidade é de 5 a 50 metros a sua flora é outra das que estão aqui postas. Os representantes da avifauna da zona 5 são a gaivota, andorinha-do-mar comum, corvo-marinho e outros.
A zona interdital é 5 a 50 metros e de 50 a 250 metros, os principais representantes de flora na zona são alga verde, alga calcária, erva-marinha e resíduos de conchas e material orgânico animal na linha da maré. Os principais representantes da fauna da zona vivos ou mortos eram mexilhões, lapas, caranguejos, cabozes, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, tainhas e fataças, a
quantidade de aves encontradas na zona são mais de 50 todas vivas sem petróleo. Na zona não houve modificações recentes na aparência desta unidade. Na zona não existe algum risco de degradação ambiental nesta unidade.
Zona 6
Esta zona que visitamos, a sul do cabo Espichel, é uma área protegida. O único caminho que havia tinha de se fazer a pé. A altura da Arriba era entre os 50 e os 100 metros, a sua inclinação era abrupta. Havia sedimentos grosseiros na base da arriba e a dimensão destes era considerada calhaus na escala Udden-Wentworth e era pouco rolados. Considerando o grau de alteração da rocha era Sã a pouco rolada e o grau de fracturação está muito fracturada. O tipo de sedimento era arenoso com areias médias e grosseiras. O tipo de formação é duna com vegetação. É não
artificializada (natural). O tipo de cobertura era matos e pastagem. Há pouco lixo. Houve modificações recentes na aparência desta unidade principalmente com origem nas condições meteorológicas. Não há risco de degradação ambiental nesta unidade. Há risco de Erosão costeira e pressão turística excessiva.
Zona 7
Nesta zona existe muita vegetação é uma zona arenosa (Areias médias e grosseiras) e rochosa (alta) pouco poluída embora tenham sido encontrados poucos sacos de plástico. Durante a observação da zona visualizamos algumas espécies como por exemplo a gaivota, coelhos, ratos entre outros, as espécies encontradas estavam todas vivas e com boa aparência. Esta zona é rochosa alta com mais de 200 m e com alguns sedimentos com dimensões entre 6 e 20 cm, como por exemplo calhaus, também incluindo alguns blocos (dimensões superiores a 20 cm). Esta zona não apresenta riscos de degradação ambiental.
Zona 8
Zona perto do farol logo era perto do mar. Possuía casas antigas e desabitadas, com algumas mobílias ainda lá dentro. Esta zona era pouco poluída e encontramos um saco de plástico, na qual ainda conseguimos avistar algumas gaivotas, era próxima de uma encosta muito inclinada, estava a uma altitude superior a 200 m. O solo era arenoso com areias medias e grosseiras, mas havia rochas moderadamente alteradas e havia pouca vegetação.
Zona 9
A nossa zona era um pouco poluída, continha sacos de plástico, um sofá, vidro…etc. É uma zona rochosa alta, a inclinação da arriba é forte e moderada e a sua dimensão era de seixo e calhaus.
Tinha vegetação, não havia maus cheiros nem vestígios de óleo ou derivados, o tipo de coberto era composto de matos…A zona continha gaivotas. Era composta por monumentos históricos e
ruínas onde nela não continha muita vegetação, e perto do mar. Não havia risco de degradação ambiental nem havia modificações recentes. O espaço era amplo.
Zona 10
Zona rochosa, um pouco arenosa com vegetação média com algum mato. Sem animais, sem lixo, sem mau cheiro com vestígios da existência de dinossauros. Tinha uma arriba com mais ou menos, entre 100 e 250 metros. Com uma inclinação entre os 20º e 45º graus, possuía calhaus entre 6 e 10 cm relativamente pouco rolados.
A área possuía dunas secundárias, bastantes cravos das areias, o grau de fracturação da rocha era pouco, a costa não possuía nem tinha de construção ou de artificialização.