Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Mais uma experiência - Ria Formosa

Na sua primeira iniciativa enquanto coordenadores regionais a SCIAENA lançou o seguinte desafio:

ACÇÃO DE OBSERVAÇÃO E LIMPEZA NA RIA FORMOSA 2 de Dezembro, Domingo
O GEOTA e a SCIAENA, no âmbito do projecto Coastwatch, vão por em prática uma actividade de sensibilização ambiental na zona lagunar da Ria Formosa, centrada na observação do estado actual da Ria, vegetação envolvente e estradas de acesso.
Apareça, traga amigos e família e junte-se a nós .
É aconselhável trazer calçado e roupa confortável e um reforço alimentar.
Coletes de sinalização coloridos, podem ser úteis para quando se circular junto à estrada.
Encontro ás 14 h . Entrada da Praia de Faro, do lado esquerdo junto á estalagem
Tempo previsto: 4 HORAS
O percurso completo é de 5 km dividido em secções de 500m. Cada grupo de voluntários irá ficar responsável por uma ou mais secções. Em cada secção é preenchido um inquérito Coastwatch, que requer a observação do ambiente, vegetação, aves, lixo encontrado, existência de esgotos entre outras características que serão explicadas no início da actividade. Serão distribuídos sacos e luvas para que o lixo encontrado possa ser recolhido.
O resultado foi este:
A participação o foi reduzida, mas divertida e eficiente. No total foram 10 participantes com idades entre os 24-35 anos.
Observamos muitas aves e é provável que as espécies não tenham sido todas identificadas.
O destaque foi para o lixo encontrado, foram recolhidos 12 sacos de 50L. Fui fazer o reconhecimento do transepto alguns dias antes e não me apercebi da quantidade de lixo existente, contudo hoje foi surpreendente. Todos os grupos encheram os sacos disponíveis e muito do lixo quantificado não foi possível recolher por falta de secos
Ficamos com vontade de redigir um projecto para que sejam colocados caixotes do lixo ao longo do percurso com tabuletas que sensibilizem os utilizadores da área. Não sei muito bem se aquela zona é privada, competência do PNRF ou da Quinta do Lago, mas vou indagar...
Todos os participantes gostaram da acção e consideram o projecto uma ferramenta poderosa de intervenção na área ambiental. Espero que para o ano possamos organizar esta acção de forma ainda melhor.
Maria Helena Guimarães.

Obrigada Helena pelo seu valioso contributo. obrigada a todos!