Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Coastwatch: Colégio Nª Sª da Apresentação - Calvão/ Agrupamento 851- Ponte de Vagos

Com o objectivo de reforçar e envolver a comunidade local no programa Eco-escolas, formamos com uma parceria com o Agrupamento de escuteiros 851 de Ponte de Vagos, afim de em conjunto trabalharmos a Educação ambiental. Foi nesse contexto que iniciamos funções colaborando com a Câmara Municipal na implementação do programa Coastwatch (programa de monitorização da zona costeira, que tem como coordenadora uma técnica da Câmara Municipal de Vagos).
Esta actividade foi feita em duas etapas: a primeira teve lugar no colégio no dia 5 de Janeiro, onde foi feita uma acção de formação (pelos professores intervenientes) sobre os objectivos e funcionamento do programa, os alunos tiveram aqui um primeiro contacto visual, com algumas das espécies de plantas e animais que poderiam encontrar durante a monitorização. A segunda parte, a mais interessante decorreu no passado dia 19 estiveram envolvidos 17 alunos (na sua maioria escuteiros) cinco professores e uma chefe de escuteiros. Foram-nos atribuídos dois blocos com um total de 10 km onde se tinha de preencher para cada unidade de 500m, um questionário (ao todo 18) sobre o “estado de saúde” do braço da ria de Aveiro. Saímos do Colégio por volta das nove horas acompanhados por um sol fantástico e iniciámos a actividade na Zona Este da ria a cerca de 2,5 km da ponte do Areão
Estava maré baixa (condição essencial para a monitorização) logo na primeira unidade o grupo verificou que a contracenar com garças reais, garças brancas, gaivotas, tainhas a saltar na água, tínhamos uma paisagem pouco acolhedora para estas espécies, em quase toda a zona supratidal (zona coberta pela água da ria na época das marés vivas) além de junco, caniço, acácias, chorão, entre outras plantas pôde-se observar, até bem próximo da zona do antigo Vagasplash, a abundância de lixo, como garrafas de vidro, pneus, roupas, entulho, sacos e embalagens plásticas (os mais abundantes), e até de produtos químicos.
A quantidade de lixo foi diminuindo à medida que nos aproximávamos da Ponte da Vagueira mas aí começamos a ver outra triste realidade, tubos de esgoto com saídas directas para a ria.
Da simples análise que foi feita à agua, (medição de nitratos com tiras) concluí-se que apesar do nível de nitratos não ser muito elevado nos locais onde foram feitas as medições (quase sempre junto zonas de drenagem natural), a água não apresentava um cheiro muito agradável e além de alguma espuma apresentava gordura.
Apesar de termos passado uma manhã muito agradável, com um sol magnifico constatamos que é necessário intervir nesta zona e fundamentalmente incentivar à mudança de atitudes (tarefa nada fácil) no que diz respeito à preservação desta zona tão rica em biodiversidade.
Colégio Nª Sª da Apresentação - Calvão/ Agrupamento 851- Ponte de Vagos
Prof. Coordenadora do Programa Eco-escolas
Mª Clara Prior