Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

COASTWATCH - ALUNOS DA NERY EM ACTIVIDADE DE CAMPO CONSTATAM A FALTA DE CIVISMO COM QUE SÃO TRATADAS AS PRAIAS EM ÉPOCA BALNEAR


Participantes e não só !!!

Infelizmente também se encontrou Golfinho morto. Pois é… “bem prega Frei Tomás”


No dia 14 de Novembro a Escola Nery Capucho realizou a actividade de campo inserida no projecto Coastwatch, Participaram 30 alunos, pertencentes ao Clube do Ambiente e à turma B do oitavo ano (no contexto da área disciplinar de Geografia), acompanhados pelos Professores Ana Antunes e Isabel Cruz, responsáveis por aquele Clube e Professor de Geografia, José Nunes. A sua área de intervenção está localizada, sensivelmente, entre as praias do Olho do Samouco, a Norte e a praia das Pedras Negras, a Sul, tal como mostra o mapa, para onde se deslocaram em autocarro cedido pela Câmara Municipal da Marinha Grande.
Coastwatch é um projecto que se desenvolve simultaneamente em vários países europeus, na época pós-balnear. Surgiu pela primeira vez em 1987, na Irlanda, país que ainda mantém a coordenação internacional. Actualmente o projecto envolve 23 países europeus, entre os quais Portugal.
A nível nacional, a coordenação é feita pelo GEOTA (Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente). A OIKOS (Associação de Defesa do Ambiente e Património da Região de Leiria), assegura a coordenação regional, viabilizando as operações no terreno, levadas a cabo por escolas e outras instituições, cabendo a cada uma faixa de, aproximadamente, 5km.
O Projecto tem como objectivos principais melhorar o conhecimento da situação ambiental da costa europeia em geral, e de cada país em particular, bem como sensibilizar da população para os problemas das zonas costeiras.
Aproveitando esta saída, os alunos, orientados pelo Professor de Geografia, tiveram oportunidade de observar, a dinâmica erosiva do mar na linha de costa.
Foi com preocupação que constataram o recuo perigoso das arribas, que a curto/médio prazo colocarão em risco algumas das construções ali localizadas, nomeadamente a zona Norte de S. Pedro de Moel.
Os alunos revelaram grande interesse e entusiasmo pela actividade, mostrando muitas vezes a sua indignação pela falta de cuidado que muitos de nós temos com estas áreas sensíveis, que a todos pertencem.
Os Professores consideraram que a iniciativa atingiu os objectivos propostos.
Fica aqui o alerta para a necessidade de fazer campanhas de sensibilização que atinjam um público, o mais amplo possível, de modo a que todos nós tenhamos consciência que “…apenas pedimos emprestada a Terra aos nossos filhos e netos…”

Este programa de cariz nacional, pretende essencialmente:
Caracterizar anualmente a situação ambiental da faixa litoral
Sensibilizar as populações para a importância do litoral
Contribuir para a preservação dos sistemas litorais
Incentivar a participação activa dos cidadãos na defesa da qualidade ambiental do litoral
Promover a Educação Ambiental nas escolas
Incentivar a prática da cidadania activa no seio da Comunidade Escolar
Possibilitar o desenvolvimento do espírito crítico / espírito científico
Explorar conceitos ambientais, nomeadamente relacionados com os ecossistemas litorais
Desenvolver competências técnicas de observação / trabalho de campo
“É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.”
Victor Hugo

+ inf.
http://www.coastwatch-coastwatch.blogspot.com/
http://www.geota.pt/coastwatch/cw_portugal/index.html