Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Praias de Portugal candidatam-se às 7 Maravilhas



Lisboa, 7 de Dezembro de 2011 – A fase de candidaturas para a eleição em 2012 das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” está a decorrer desde dia 2 de Dezembro num micro-site criado para o efeito (http://incricoes.7maravilhas.pt  ). A organização já recebeu candidaturas de algumas das mais emblemáticas praias nacionais e espera até dia 15 de Janeiro de 2012 ultrapassar o número atingido em 2011.

Esta fase, bem como as restantes fases de seleção, é acompanhada de perto pelo Conselho Científico, composto por 7 entidades: Secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território; Marinha Portuguesa; Associação Bandeira Azul da Europa; GEOTA; Liga para a Protecção da Natureza; Quercus; e
SOS – Salvem o Surf - Associação Nacional de Defesa do Surf.

As Maravilhas candidatas a “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por região. As 7 categorias são: Praias de Rios; Praias de Albufeiras e Lagoas; Praias Urbanas; Praias de Arribas; Praias de Dunas; Praias Selvagens e Praias de Uso Desportivo.

Qualquer entidade pública, privada ou indivíduo pode nomear praias como candidatas a “7 Maravilhas – Praias de Portugal®”. A organização recebe as candidaturas via on-line até dia 15 de Janeiro de 2012, as quais serão avaliadas tendo em conta os seguintes 7 critérios: Beleza da praia; Qualidade da água e Limpeza da praia; Estado de conservação dos sistemas naturais (fauna e flora) e sistemas edificados; Serviços prestados aos utentes da praia; Espaços públicos de qualidade; Preservação da Identidade Local; e as Condições naturais para a prática desportiva.

Após recebidas todas as candidaturas é aberto um processo de seleção por parte de 70 especialistas, que vão eleger uma lista de 70 pré-finalistas. Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis vai selecionar uma short list de 21 Finalistas para votação pública. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país e todo o processo de seleção e votação é auditado pela PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda.

A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2012, e as “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” serão reveladas em direto na RTP1 a 8 de Setembro de 2012.

Para mais informações contactar:
Eva Mota - evamota@7maravilhas.pt
Tlm: 932058352