Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

concurso de fotografia


III CONCURSO DE FOTOGRAFIA                                                          REGULAMENTO 2011/2012
Como marco da Campanha Coastwatch 2011/2012 - “Proteger, Promover, Sensibilizar”, a Coordenação Nacional do Coastwatch convoca todos os “coastwatchinianos”, a participar no concurso de fotografia. Esta iniciativa decorre desde o mês de Novembro de 2011, com entrega dos trabalhos até 10 de Junho de 2012. Os trabalhos apresentados serão divulgados a 28 de Junho de 2012 no Seminário Nacional.
Participação
Podem concorrer todos os participantes e coordenadores regionais do Projecto Coastwatch Portugal
Encontram-se automaticamente excluídos de participar, os elementos do Júri.
Objectivos
· Fomentar a observação e a descoberta e a revelação dos patrimónios naturais;
· Promover e registar a partilha de diferentes sentires e olhares sobre o litoral;
· Sensibilizar para a necessidade de promover os valores da cidadania, da educação ambiental e do contacto com a Natureza;
· Desenvolver a criatividade no âmbito da fotografia.
Fotografias
Cada participante pode apresentar até 5 fotografias subordinadas ao(s) tema(s):
“ Proteger, Promover, Sensibilizar"
"22 Anos de Acção para uma Gestão Sustentável do Litoral"

- A existência de dois temas distintos não obriga à participação em ambos;
- As fotografias deverão utilizar o formato digital e ser criadas até à data limite do concurso, em território nacional (Portugal Continental, Regiões Autónomas dos Açores e Madeira);
- Os trabalhos aceites a concurso deverão ser entregues em suporte digital em formato JPG em alta resolução (sem compressão) a uma resolução mínima de 2240X1680;
- Cada fotografia deve ser inédita, enquadrar-se no tema e objectivos do concurso;
- Cada fotografia deve indicar o local onde se situa a realidade fotografada (nome do local, freguesia ou outro referencial pertinente);
- As fotografias deverão ser propriedade do autor, o qual deverá ter os direitos da fotografia.

ENTREGA DOS TRABALHOS
Os trabalhos deverão ser entregues até 10 de Junho de 2012.
Os trabalhos poderão ser entregues em mão (no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, na sede do GEOTA em Lisboa), enviados por e-mail para coastwatchnacional@gmail.com , ou ainda enviados por correio (registado com data limite de 10 de Junho de 2012 e aviso de recepção) para:
III Concurso de Fotografia Coastwatch - “Proteger, promover, sensibilizar”
Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada
Rua do Paul, 12, Tornada, 2500-315 Caldas da Rainha
Prémios
Serão atribuídos três prémios respeitantes aos escalões:
Júnior – Concorrentes até 12 anos de idade; Juvenis – Concorrentes com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos; Seniores – Concorrentes com idades superiores aos 16 anos.
Todas as fotografias serão postadas no blogue do Coastwatch – www.coastwatch-coastwatch.blogspot.com e apresentadas no Seminário Coastwatch de 28 e 29 de Junho de 2012. As fotografias vencedoras servirão para documentar vários materiais educativos e de divulgação do projecto bem como utilizadas nos materiais da Campanha de 2012/2013.
Júri
O Júri, de reconhecida idoneidade, será constituído por três pessoas.
O Júri poderá, se assim o entender, atribuir diploma(s) de “Menção Honrosa” a trabalhos que, por unanimidade, sejam considerados merecedores dessa distinção.
A entrega dos Prémios será feita em cerimónia pública em data e local a anunciar e dela feita divulgação.
Em simultâneo, decorrerá no Blogue www.coastwatch-coastwatch.blogspot.com , entre 12 de Junho e 24 de Junho de 2012, uma votação pública on-line, independente da votação do júri.
Direito de autorização da utilização por terceiros
As fotografias apresentadas a concurso não serão devolvidas e passarão a integrar o acervo do Arquivo Fotográfico do Projecto Coastwatch (marca registada do GEOTA)/GEOTA.
Com a apresentação a concurso, os participantes autorizarão tacitamente o Coastwatch Nacional/GEOTA, à exposição dos seus trabalhos, bem como à sua eventual divulgação e reprodução em edições, publicações, catálogos, exposições, cartazes, meios gráficos promocionais e outras iniciativas por si promovidas ou dadas a promover, desde que devidamente identificado o autor (salvo se este indicar por escrito que não quer ser identificado).
Qualquer reprodução fotográfica destinada a fins comerciais carecerá, todavia, de recolher prévia autorização expressa do autor para o efeito.
O Coastwatch Nacional /GEOTA compromete-se, todavia, a mencionar sempre o nome do autor da(s) fotografia(s) nas utilizações que dela(s) venha a fazer, renunciando este a receber qualquer contrapartida financeira ou de outra índole, considerando ambas as partes que o objectivo dessas publicações, edições e outras tem relevado interesse educacional, cultural, promocional e social.
A participação dos concorrentes no concurso implica a aceitação sem reservas, de todas as disposições deste regulamento.
Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pelo Júri.