Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

21ª Campanha Coastwatch - 2010-2011


Nota de Imprensa

PROJECTO COASTWATCH

O Projecto Coastwatch é um projecto de cariz europeu, coordenado pela Irlanda desde 1988, e conta com a colaboração de 23 países deste continente entre os quais Portugal.
Em Portugal este projecto desenvolve-se há cerca de 20 anos e a sua coordenação está a cargo do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente - GEOTA.

Todos os anos são cobertos aproximadamente cerca de 2000km da nossa costa, através da participação de voluntários, de todas as idades que colaboram integrados em escolas, grupos de escuteiros, ONGA, câmaras municipais, grupos particulares, etc. É por isso que, desde o seu aparecimento, o projecto Coastwatch deixou de ser apenas a recolha de informação e monitorização do litoral, abrangendo assim outras áreas desde a consciencialização, educação ambiental, bem como, ao nível da participação pública, nas decisões que estão directamente relacionadas com o litoral.

Com o preenchimento de um inquérito (por unidade - troços de 500m - em blocos contínuos de 5km), inserido à posteriori numa plataforma Web, qualquer cidadão poderá ter a possibilidade de analisar a situação ambiental do litoral português, sensibilizando-se assim as populações para a importância do litoral, e assim contribuir para a preservação dos sistemas litorais, bem como incentivar a participação activa dos cidadãos na defesa da qualidade ambiental desta área tão sensível.
Anualmente o projecto tem contado com a participação de aproximadamente 5000 voluntários.
Este ano a campanha “Maravilhas e Riscos do Litoral”, decorrerá de 16 de Novembro de 2010 até 21 de Março de 2011.
Como colaborar? Contactar o Coastwatch e oferecer-se para realizar a monitorização de um dos blocos da nossa costa!
COASTWATCH
Coastwatch Nacional
Telefones: 969860659 / 966705299
e-mail | coastwatchnacional@gmail.com
homepage | http://www.coastwatch.pt
Blogue| http://www.coastwatch-coastwatch.blogspot.com/