Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Nota de Imprensa Seminário Coastwatch


Nota de Imprensa
Campanha Coastwatch 2009/10
Coastwatch: 20 anos a olhar pelo litoral
O Coastwatch cumpre, com esta campanha 20 anos. Vinte anos a sensibilizar e a olhar pelo litoral.
O Coastwatch é um projecto que consiste na caracterização ambiental da faixa costeira, contando com a participação dos colaboradores interessados. O projecto Coastwatch tem como principais objectivos melhorar o conhecimento da situação ambiental do litoral português e, sobretudo, sensibilizar as escolas, outras instituições e população em geral para os problemas resultantes dos impactos da actividade humana na faixa litoral. Dentro deste quadro, a sensibilização dos mais jovens relativamente a esta problemática é fundamental, sendo este facto o fundamento principal do projecto.
Desde 1989, quando o projecto foi apresentado ao GEOTA de uma forma informal pela Irlanda – coordenadora internacional e mentora do projecto - até aos dias de hoje, o percurso de um dos mais “velhos” e contínuos projectos de Educação Ambiental em Portugal nem sempre foi linear, não obstante o interesse manifestado pelos participantes ser sempre crescente, a demonstrar os números dos voluntários em cada campanha.
Com a assinatura do protocolo entre o Ministério do Ambiente e o Ministério da Educação, em 1996 para a requisição de um professor para coordenar o Coastwatch, o projecto ganhou um novo fôlego e conseguiu um maior envolvimento de professores e alunos.
A campanha 2009/10 decorreu de Novembro de 2009 a Março  de 2010, tendo sido monitorizados 423 km de costa. Estiveram directamente envolvidos directamente na campanha 3902 participantes - 2950 alunos, 267 professores, 307 escu(o)teiros, 206 participantes individuais  e 134  elementos de ONG Em termos de entidades, estiveram envolvidas 161 (90 escolas, 14 ONGA, 14 agrupamentos de escu(o)teiros, 27 autarquias e  16 outras associações/entidades). (tabela 1)
 Ao longo dos anos, o GEOTA tem procurado organizar um Seminário de Apresentação de Dados em diferentes localidades, de forma a dar voz a todos os participantes, divulgando o seu trabalho e criando oportunidades de debate sobre a problemática do litoral, de uma forma geral e particular. Este ano, o seminário irá decorrer no Barreiro (ver programa anexo).
Na  quarta-feira, dia 30 de Junho, o GEOTA, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, a Agência Portuguesa de Ambiente e contando com o apoio do Instituto Português da Juventude, realizou o Seminário de Apresentação de Dados da 20ª Campanha “Coastwatch 20 anos a Olhar pelo Litoral”.
Para mais informações contacte:
Coordenação Nacional – 969860659