Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

domingo, 2 de maio de 2010

Testemunhos Coastwatch

Vamos iniciar o ciclo "Testemunhos Coastwatch" com o contributo da Escola Secundária da Amora:

"A Escola Secundária de Amora abraçou este projecto há uns anos e não mais o abandonou. Os professores desta escola consideram os objectivos do projecto pertinentes quando se fala de educação/formação de jovens. Assim, prosseguimos na motivação dos nossos alunos para a observação das condições ambientais do pedacinho de costa que nos está mais próximo, tentando, julgamos que com algum sucesso, motivar para a problemática da manutenção de condições sustentáveis para a vida do planeta, actuando duma forma pró-activa.
Envio algumas fotos da campanha deste ano da baía da Amora, concelho do Seixal, distrito de Setúbal.
Embora haja ainda um esforço de sensibilização grande a fazer junto da população no sentido de manter as margens do rio limpas, as duas últimas fotos comprovam que a zona é bonita e ainda há muita vida no rio.
Bom trabalho
Clarisse Sequeira"
Participe também, partilhe connosco a sua experiência Coastwatch, desta ou deoutras campanhas ao longo destes 20 anos.