Coastwatch

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos,….).

Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação; Pressões Antrópicas,…

Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos, e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Coastwatch CNE - Agrupamento 100 de Tavira

Programamos para o dia 28 de Fevereiro de 2010 a nossa recolha de dados para a campanha 2010 do Coastwatch no pico de baixa-mar que nesse dia ocorria por volta das 9:30.
Encontramo-nos na sede por volta das 8:00 e após uma pequena reunião com os guias dos diferentes grupos a fim de transmitir as ultimas instruções, partimos para a ilha de Tavira distribuindo os diferentes grupos pelos respectivos blocos, cada qual com uma missão bem específica, a recolha dos dados para os relatórios.
Ao longo do nosso percurso pela ria formosa, fomos investigando a fauna e flora existentes, quer espécimes como a cegonha-branca, a Gaivota, a Andorinha-do-mar, lebres, e outros.
O percurso feito ao da costa, permitiu avaliar o actual estado da duna primária, fruto de um inverno rigoroso em que o estado do mar ao longo da estação deixou as suas marcas, e que em algumas zonas existe um avançado desgaste, tendo inclusive sido destruído parte das estruturas colocadas há alguns anos para reforço e reposição da duna.(NUT 151 BLOCO 88)
Por outro lado encontramos quantidades excessivo lixo, desde restos de moveis, electrodomésticos e destroços de habitações resultantes da destruição de algumas casas da ilha da Fuzeta.(NUT 151 BLOCO 88 e 89)
O regresso a Tavira foi feito debaixo de chuva mas com a consciência do dever cumprido.